Hey! Tudo bem?
Nesta edição trazemos um conteúdo especial para quem anda se perdendo nos estudos com a famigerada procrastinação e precisa de uma forcinha extra! Selecionamos, também, alguns artigos para te ajudar a compreender o universo dos projetos de software open source e como se aventurar nele sem cair em enrascadas, tirando o melhor aprendizado possível.
Você também vê o que é uma arquitetura “tomate”, dicas para inspecionar seu código, um relato de como o Prime Video reduziu custos passando de serverless para EC2 e ECS, e quando aplicar o padrão de design Command em Ruby.
Boa leitura!
Como vencer a procrastinação
Se você está tentando aprender programação e se vê frequentemente empurrando tarefas pra depois, pode ser que esteja enfrentando a tão temida procrastinação. Mas sem pânico! Ela é mais comum do que se imagina. Por isso, o campuscoder e psicólogo Lionel Filho conta porquê entramos nesse ciclo e dá dicas de como parar de procrastinar na sua rotina de estudos.
OPEN SOURCE
O “lado sombrio” do código aberto
É muito comum encontrarmos pessoas desenvolvedoras que se envolvem ou pretendem se envolver com contribuições em projetos open source (código aberto, em português). Seguir esse caminho pode ser muito bom e gratificante, porém pouco se fala sobre as dificuldades e problemas que podem surgir nessa jornada. Pensando nisso, esse artigo conta sobre as possíveis dificuldades para você conhecer mais camadas dessa aventura
O que é um software open source
No mundo da tecnologia, uma proposta de desenvolvimento tem bastante notoriedade: o desenvolvimento de software de código aberto. Essa abordagem oferece transparência, colaboração e infinitas possibilidades, revolucionando a forma como o código é feito e pensado. Nesse texto, você vai saber mais sobre sua história e importância
Um repositório open source para inspiração com portfólios
Conheça o Portfolio Ideas, um repositório de código aberto que reúne diversos portfólios de desenvolvimento para você se inspirar na hora de construir o seu próprio. Além disso, você ainda pode contribuir com o projeto - e aprender mais no processo
CAMPUSCODERS INDICAM
Tomato Architecture
Tomato Arquitecture (arquitetura tomate, em português) é uma forma de se escrever código baseada no Manifesto do Senso Comum (Common Sense Manifesto). Esse artigo aborda essa forma de desenvolver e conta um pouco mais sobre o manifesto.
Inspecionando seu código
Aprenda a acessar informações úteis sobre seu código via terminal, como o ‘ri’, documentação incorporada de uma classe, método ou tópico, definições de métodos no geral e métodos específicos de gems.
De serverless para EC2 e ECS: como o Prime Video reduziu custos
O Prime Video, serviço de streaming da Amazon, recentemente redesenhou sua solução de inspeção de qualidade de áudio/vídeo para reduzir custos e lidar com problemas de escalabilidade. Nesse artigo, veja como a empresa alcançou uma redução de 90% dos custos operacionais ao transferir a carga de trabalho para os serviços de computação EC2 e ECS.
Padrão de design Command em Ruby
Command é um design pattern (padrão de design, em português) onde um objeto é utilizado para encapsular toda a informação necessária para se realizar uma ação ou evento posteriormente. Essa informação inclui o nome do método, o objeto que possui esse método e os parâmetros necessários para esse método. Nesse artigo, você vai aprender mais sobre seus usos em Ruby.
Campuscoders que contribuíram com a curadoria da semana: André Kanamura, Ederson de Lima e Paulo Rodrigues 💚