coding weekly #127

Newsletters - 23/Dez/2020 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 127 - Dezembro de 2020

Hey! Tudo bem?

2020 finalmente está chegando ao fim. Um ano inesperado que mudou a nossa rotina e nos colocou à prova para tocar a vida de um modo mais online. Muitas expectativas e planos foram frustrados e muitos esforços foram empreendidos para que pudéssemos nos adaptar e transformar nosso trabalho para que ele continuasse dando certo. Mas 2020 também trouxe muitos aprendizados e nos mostrou que tanta dedicação e comprometimento nos guiaram a novas formas de trabalhar.

Este foi o ano em que pudemos consolidar nosso programa dos sonhos – o TreinaDev – e continuar formando pessoas desenvolvedoras sem custo através da parceria com empresas incríveis – Rebase, Vindi, Portal Solar, Smart Fit e Konduto.

Também foi o ano em que reforçamos nossa parceria com a Locaweb e tocamos um programa de formação e contratação exclusivo para mulheres, o Quero Ser Dev Girls. Além disso, recebemos mais uma empresa parceira, a iugu, para tocarmos juntos o processo seletivo do time de desenvolvimento, o iugu for Devs.

Com tudo isso, foi o ano em que conseguimos mudar a vida e impactar cada vez mais pessoas em todo o país através dos treinamentos e programas realizados 100% online. Participantes de todos os estados e mais de 430 cidades!

Nossa equipe trabalhou incansavelmente para fazer tudo isso acontecer. Por isso, nos demos de presente um merecido descanso. Estaremos de recesso entre os dias 24/12 e 03/01, aproveitando momentos offline e nos preparando para novos desafios no próximo ano.

Desejamos a você Boas Festas. Nos vemos em 2021!

PS. Como você deve imaginar, 2020 também foi o ano em que mais produzimos conteúdo para te ajudar a evoluir na carreira, com o apoio de campuscoders. Então, esta edição é dedicada aos artigos, dicas e tutoriais mais lidos em nosso site =)

Boa leitura!

MAIS LIDOS DE 2020

Imagem animada de um cachorro sentado no sofá e, em sua frente, um livro aberto com as páginas passando, como se estivesse lendo.
O cálculo do dígito verificador do CPF e do CNPJ

Documentos oficiais de identificação muitas vezes possuem códigos verificadores calculados para validar sua autenticidade. Neste artigo, Henrique Morato mostra a lógica por trás desses cálculos.

Erros mais comuns com Git e como corrigí-los

Se você usa Git no desenvolvimento dos seus projetos de software, certamente já se deparou com situações em que escreveu um comando errado, adicionou um arquivo que não deveria no commit, entre outros enganos que podem acontecer com qualquer pessoa. Aqui mostramos como resolver alguns dos erros mais comuns de Git.

Principais termos do Capybara

Usamos bastante o Capybara para fazer testes de integração. Aqui você vê um cheatsheet com as principais funções dessa gem, por Henrique Morato.

Comandos curl para testar requisições API

Nesta dica, André Kanamura apresenta alguns comandos de Terminal que usam curl para interagir com RESTful APIs.

Imagem animada de um gato deitado no sofá e, em sua frente, um livro aberto, como se estivesse lendo.
Dockerizando uma app Rails para desenvolvimento

Docker pode te ajudar durante a fase de desenvolvimento facilitando o uso de dependências da aplicação. Veja como trabalhar com contêineres em uma aplicação Rails e montar uma imagem e, depois, [construir um segundo contêiner com o banco de dados e garantir a conexão da aplicação com ele nestes artigos do Henrique Morato.

RSpec com Ruby puro

O RSpec é uma ferramenta de testes para Ruby muito poderosa e muito utilizada durante o desenvolvimento de aplicações Rails. Neste tutorial, André Kanamura compartilha sua experiência quando se deparou com uma situação nova: fazer testes RSpec com Ruby puro para os desafios do Code Saga.

Comandos Rails para banco de dados

Henrique Morato fez um compilado com os principais comandos de Terminal para manipular bancos de dados em apps Ruby on Rails.

S.O.L.I.D.: Princípio da Responsabilidade Única

Em desenvolvimento de software, existem algumas orientações para guiar a produção de código de forma compreensível e fácil de manter. Esse conjunto de princípios foi chamado de S.O.L.I.D. e, no primeiro de uma série de artigos, André Benjamim fala sobre o Princípio da Responsabilidade Única. Você também pode ler sobre Princípio Aberto/Fechado, Princípio de Substituição de Liskov, Princípio de Segregação de Interface, Princípio de Inversão de Dependência.

Campus Code