coding weekly #325

Newsletters - 15/Jan/2025 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 325 - Janeiro de 2025

Hey! Tudo bem?

Ruby vai continuar a ser uma tecnologia relevante em 2025, especialmente onde rapidez no desenvolvimento, simplicidade e produtividade são prioridades. Mas, se você quer ser profissional de destaque no mercado, é importante estudar a fundo seus recursos, assim como os de seu framework Rails. Esta edição traz utilidades e novidades para te ajudar a dominar a linguagem.

Você também vê uma análise do servidor web Puma, como fazer uma árvore binária em Ruby em 5 minutos, o lamentável estado da implementação de mensagens push na Web no último ano, como funcionam as threads no Ruby e como criar componentes estilizados de forma eficiente e com segurança de tipos.

Boa leitura!

RUBY E RAILS

Uma cena futurista, com uma grande gema de rubi pairando sobre uma linha de trem.
Coisas úteis que você pode fazer com o console do Rails

Esse artigo explora diversas funcionalidades do console do Rails que podem aumentar a eficiência no desenvolvimento de aplicações.

Um truque para entender de vez lazy enumerator

Um "Lazy Enumerator" (enumeração preguiçosa, em tradução livre) permite que você trabalhe com grandes conjuntos de dados de maneira eficiente, processando elementos conforme necessário, em vez de todos de uma vez. Isso é especialmente útil quando se lida com fluxos de dados grandes ou infinitos, evitando o uso excessivo de memória. Esse artigo explora como o Enumerator::Lazy funciona no Ruby, utilizando uma demonstração visual interativa para ilustrar o conceito.

Novidades do Ruby 3.4: Coleta de Lixo Modular e MMTk

Esse texto discute uma novidade importante na versão 3.4 do Ruby – a coleta de lixo modular e a introdução do MMTk (Memory Management Toolkit). A atualização vai possibilitar substituir o coletor de lixo padrão do Ruby em tempo de execução, sem a necessidade de recompilar o código.

CAMPUSCODERS INDICAM

Logo do Puma
Dissecando o Puma: anatomia de um servidor web Ruby

O texto oferece uma análise profunda do funcionamento interno do servidor web Puma, um dos mais populares para aplicações Ruby. O autor explora a arquitetura do Puma, os trade-offs que ele faz e algumas curiosidades interessantes encontradas.

Árvore binária em Ruby em 5 minutos

Inspirado em um desafio feito em Java, Leandro Proença implementou uma árvore binária em Ruby utilizando TDD, de forma bem simples, com o TestUnit da própria biblioteca padrão da linguagem.

O lamentável estado da implementação de mensagens push na Web em 2024

Esse artigo descreve as dificuldades enfrentadas pelo autor ao tentar implementar um sistema básico de notificações push na web para seu webcomic. Apesar da simplicidade do caso de uso, o processo revelou-se complexo e frustrante, levando a uma implementação que funciona de maneira inconsistente em diferentes dispositivos.

Threads no Ruby

Por permitirem a execução concorrente de código, possibilitando que múltiplas tarefas sejam realizadas simultaneamente dentro de um programa, as threads podem ser utilizadas para melhorar o desempenho de aplicações. Esse texto fala sobre os conceitos básicos de threads, como criar e gerenciá-las, além dos benefícios de usá-las para tarefas concorrentes. Tudo com exemplos práticos.

Crie componentes estilizados de forma eficiente e com segurança de tipos

O campuscoder Eduardo Gris apresenta como usar o Styled Components em aplicações React com TypeScript. Ele explica como a biblioteca permite definir estilos baseados em props, melhorando a flexibilidade e a manutenção do código. Também fornece exemplos práticos de como configurar o projeto, definir tipos para as props e estender os estilos.

Campuscoders que contribuíram com a curadoria da semana: Ederson de Lima, Eduardo Gris, Filipe Pinato e Leandro Proença 💚

Campus Code