Hey! Tudo bem?
Event Sourcing é uma abordagem de arquitetura de software que registra o estado de um sistema como uma sequência de eventos em vez de simplesmente guardar o estado atual. É possível utilizá-la junto a outros padrões de design em um mesmo projeto, somando seus benefícios. Pensando nisso, selecionamos artigos para te ajudar a compreender melhor a aplicação do conceito desse padrão.
Você também vê uma explicação completa sobre o HTTP/3, a descoberta de um bug de 25 anos, detalhes sobre a metodologia de desenvolvimento de produtos criada pela Basecamp, o avanço de Ruby em direção a literais de strings congeladas e uma masterclass gratuita sobre trabalho assíncrono.
Boa leitura!
EVENT SOURCING
Introdução simplificada a Event Sourcing
Esse artigo é uma introdução acessível e concisa ao conceito de Event Sourcing (fornecimento de eventos, em tradução livre), destacando os principais benefícios e desafios desse padrão de design.
Event Sourcing em detalhes
Agora, Martin Fowler explica o padrão de design de forma mais aprofundada.
Event Sourcing em uma arquitetura de microsserviços
Esse artigo dá uma visão ampla dos benefícios e complexidades ao combinar Event Sourcing>/ com outros designs de arquitetura, como CQRS (Command Query Responsibility Segregation), EDA (Event-driven Architecture) e DDD (Domain-driven Design).
CAMPUSCODERS INDICAM
HTTP/3 explicado
A mais recente versão do protocolo de transferência de hipertexto é detalhada nesse guia colaborativo. São abordadas as melhorias de desempenho e segurança introduzidas, com destaque especial para o protocolo subjacente QUIC.
Um bug de 25 anos no curl
Daniel Stenberg, criador do curl, relata a descoberta de uma vulnerabilidade de segurança que permaneceu por incríveis 25 anos. Essa falha, classificada como CVE-2024-11053, foi introduzida em uma versão da ferramenta há mais de 9.000 dias e só foi corrigida recentemente com o lançamento do curl 8.11.1.
A metodologia de desenvolvimento da Basecamp
"Shape Up" é uma metodologia de desenvolvimento de produtos criada pela Basecamp para aumentar a eficiência e a eficácia das equipes. Ela propõe ciclos de trabalho de seis semanas, nos quais as equipes se concentram em projetos específicos, seguidos por um período de "resfriamento" para reflexão e planejamento. A empresa compartilha mais da abordagem nesse artigo.
Ruby avança em direção a literais de strings congeladas
Historicamente, as strings em Ruby são mutáveis, permitindo modificações após sua criação. Agora, a próxima versão da linguagem deve alterar esse comportamento e todas as literais de string serão congeladas por padrão. Esse texto conta as razões por trás dessa mudança.
Masterclass sobre trabalho assíncrono
Esta série de aulas gratuitas da Remote Academy ensina os fundamentos do trabalho assíncrono, incluindo estratégias para manter a produtividade e uma cultura organizacional sólida.
Campuscoders que contribuíram com a curadoria da semana: Danilo Nascimento, Diogo Oliveira, Marco Fornaciari e Rogerio Bordignon 💚