Terminal: comando alias

Dicas - 12/Abr/2020 - por André Kanamura

Os comandos tipo alias nos ajudam a trabalhar de forma mais eficiente no nosso dia a dia reduzindo bastante a quantidade de teclas pressionadas ao executar uma sequência de comandos. Os aliases são basicamente comandos personalizados que servem como sinônimos para uma sequência de comandos que nós podemos definir. Por exemplo, poderíamos criar um alias para o comando git log para ser executado com apenas gl. Se você usar o comando alias no Terminal agora mesmo, verá a lista de todos já criados no seu sistema.

Existem duas maneiras de definirmos um alias: temporário ou permanente.

Como criar um alias temporário

  $ alias gl="git log"

O comando acima cria um alias temporário que funcionará até que essa sessão de Terminal seja finalizada. Depois disso o comando deixa de funcionar. Pode testar o alias! Caso você queira remover um alias criado dessa forma na sessão, pode usar o comando unalias nome_do_alias:

  $ unalias gl
  # ou 
  $ unalias -a
  # para remover todos os alias

Como criar um alias permanente

Para criar um alias que permaneça entre sessões você deve salvá-lo no arquivo de configuração do shell do seu perfil de usuário. Esse arquivo pode variar de acordo com o shell que você costuma usar. Ele pode ser:

  ~/.bashrc
  ~/.zshrc
  ~/.config/fish/config.fish

Abra o arquivo de configuração do seu shell no editor de código de sua preferência, adicione os comandos que você quiser criar e salve:

  # alias personalizados
  alias gl="git log"
  alias ll="ls -la"
  alias wd="cd workspace/project_directory/app"

Os comandos estarão na próxima sessão iniciada.

Aliases são ferramentas muito úteis para agilizar seu trabalho, mas podem ser perigosas especialmente para quem trabalha há pouco tempo com terminal/shell. Evite criar muitos aliases no começo, vá se adaptando aos poucos e não faça alias de comandos que são difíceis de voltar atrás, como remover arquivos e diretórios.

Foto de perfil do autor
André Kanamura

Dev na Campus Code