Objetos de texto do Vim: paragraph, sentence e word

Dicas - 18/Mai/2020 - por André Kanamura

O Vim é um editor de código que permite trabalhar de forma muito eficiente com textos. Além de oferecer comandos para editar caracteres, o Vim permite manipular blocos inteiros como parágrafos, frases e palavras. Para isso, existem comandos que agem especificamente para essas estruturas de textos, que no Vim são chamados de text objects.

A word (aw)

Uma palavra, por exemplo, pode ser manipulada com o comando aw. Independente da posição em que seu cursor estiver dentro da palavra, o comando daw, por exemplo, vai deletar a palavra inteira. Diferente do dw, que deleta apenas os caracteres a partir da posição do cursor até o final da frase.

A sentence (as)

Para manipular frases podemos usar o comando as. Considere a seguinte linha de texto:

  Aqui começamos uma frase. Depois temos uma outra frase. Por fim, uma última frase.

Com o cursor em "temos", no meio da linha, o comando das vai apagar exatamente a frase do meio, deixando somente: "Aqui começamos uma frase. Por fim, uma última frase."

A paragraph (ap)

Finalmente, para manipular parágrafos podemos usar o comando ap. O Vim reconhece blocos de métodos, por exemplo, como uma estrutura de parágrafo. Dessa maneira, o comando cap pode ser usado para apagar um método inteiro e entrar no modo de inserção. Da mesma maneira que o aw, desde que o cursor esteja em algum ponto dentro do parágrafo, ele será inteiramente alterado.

Você pode ver outros comandos do Vim Comandos Vim: inner, outer, until, find e search .

Foto de perfil do autor
André Kanamura

Dev na Campus Code