Formamos a quarta turma do TreinaDev

Artigos - 05/Nov/2020 - por Claudia Capelini

No dia 23 de outubro encerramos o treinamento da Turma 4 do TreinaDev, formando mais 14 devs com as habilidades mais desejadas pelo mercado. Vamos contar um pouco como foi essa jornada =)

As 14 pessoas formadas na Turma 4.

O início de um sonho

Quando o processo seletivo para a quarta turma começou, em maio deste ano, ainda era um período de muitas incertezas com relação ao cenário pandêmico. Assumimos o caráter online para todo o processo, repensando cada passo das etapas do programa e elaborando novas estratégias para levar a experiência o mais fiel possível para cada participante.

Foi interessante perceber que isso resultou em um impacto muito positivo: pessoas de todos os lugares do Brasil puderam se candidatar sem medo de esbarrar na impossibilidade de vir para São Paulo durante o treinamento, que antes era 100% presencial. Além, claro, de enriquecer o programa com muita diversidade cultural.

Recebemos mais de 3 mil inscrições de pessoas interessadas em participar do processo e, depois de passarem pelo teste de conhecimento, quase 200 receberam acesso à nossa plataforma de desafios de programação e à comunidade online exclusiva para falar sobre código e tirar dúvidas, que contava com a presença de devs das empresas parceiras do programa – Rebase, Vindi, Portal Solar e Smart Fit.

E desde o início do processo seletivo, compartilhamos orientações para os estudos com apostilas preparadas pela nossa equipe e conteúdo em vídeo ao vivo. É aprendizado do começo ao fim! Durante a etapa de Desafios de Programação recebemos 1685 soluções para os desafios e acompanhamos de perto a evolução de cada participante.

O treinamento

Aí chegou a hora de selecionar quem receberia o convite para a etapa mais aguardada: o treinamento imersivo em Desenvolvimento Web. Avaliamos todas as soluções enviadas na plataforma de desafios e batemos um papo com os perfis que mais se destacaram, considerando características como qualidade de código, participação na comunidade e evolução ao longo do processo. Finalmente chegamos a uma turma incrível de 20 pessoas que começaram o treinamento revendo conceitos e aprendendo técnicas e ferramentas que foram aplicadas em um projeto individual para consolidar o conteúdo.

Dessas, 14 seguiram adiante para a etapa de vivência, na qual trabalharam como um time real de desenvolvimento em um grande projeto baseado no negócio de uma das empresas patrocinadoras do programa. Divididos em 3 frentes, puderam trabalhar com escopo, prazos, entregas, pair programming e integrações, sempre seguindo as boas práticas aplicadas no mercado.

Captura de tela do quadro de tarefas do projeto final realizado pela turma.

O mais legal? Tiveram acompanhamento lado a lado de devs experientes das empresas patrocinadoras e da equipe Campus Code, recebendo dicas de código e de trabalho em time, enriquecendo ainda mais a participação no TreinaDev.

Deu tudo certo!

Para um encerramento à altura de tanto aprendizado, os projetos desenvolvidos pelo time foram apresentados para convidados especiais das empresas patrocinadoras: devs que acompanharam a produção de código, além de responsáveis pela seleção e contratação de devs.

Captura de tela da chamada em vídeo com participantes, convidados das empresas patrocinadoras e a equipe Campus Code.

Cada participante se apresentou e compartilhou sua experiência no TreinaDev. Agora, além de indicações para entrevistas com as empresas e feedbacks individuais – técnicos e comportamentais –, nossa equipe trouxe como bônus, em parceria com a Rebase, novos desafios de programação com conteúdos ainda mais especializados.

Não é demais?

Imagem animada do apresentador de TV Jimmy Fallon fazendo uma dancinha de comemoração.

Próxima turma

As inscrições para o processo seletivo da Turma 5 do TreinaDev estão abertas em www.treinadev.com.br. O programa é 100% gratuito e online. Quem participa, não paga nada agora nem depois ;)

Foto de perfil do autor
Claudia Capelini

Comunicadora, babá de gatos e doida das plantas.