1. Fale sobre código
Conversar sobre código além do trabalho pode te surpreender. Trocar ideias com devs de experiências diferentes mantém sua mente trabalhando a partir de outros pontos de vista. Uma boa ideia pode vir de onde menos se espera, e compartilhar soluções criativas e inovadoras é um bom ponto de partida para estabelecer-se como referência.
2. Esteja na comunidade
O senso de comunidade agrega valor no status profissional. Trabalhe para estar presente em espaços que as pessoas se ajudam. Crie valor para além do seu trabalho: contribua compartilhando experiências, indicando ferramentas e hacks, opinando sobre novidades e atualizações das linguagens ou até mesmo ajudando a traduzir uma documentação para o português. A dica é tornar-se um facilitador de conhecimento.
3. Contribua com opensource
Contribuir para softwares de uso livre é uma forma interessante de ajudar que mais pessoas tenham acesso a tecnologia e conhecimento. Modelos de criação colaborativos colocam profissionais em voga à medida que viabilizam esforços em educação e acessibilidade digital.
4. Faça mentoria para devs iniciantes
O mercado de tecnologia está sedento por mais devs, especialmente devs que estão preparados para realmente entregar código e valor aos projetos. O problema é que a grande maioria se forma em cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou similares até sabendo muita teoria, mas entendendo muito pouco da prática e do dia-a-dia da profissão. Aqui está sua chance de compartilhar experiência e influenciar diretamente na formação de devs melhores.
5. Code para um projeto social
Trabalhos voluntários vão muito além de ajudar no bingo ou arrecadar dinheiro para uma ação beneficente. As ONGs precisam de ajuda em questões mais funcionais e do dia-a-dia, ações que vão de fato viabilizar que elas consigam repassar ajuda a quem precisa. Você pode, por exemplo, construir um site acessível, uma aplicação de doações diretas e muitos outros esforços relacionados à sua expertise, sejam eles pontuais ou contínuos.
6. Conheça ferramentas novas
Não importa com qual linguagem você trabalha, conhecer o básico do funcionamento de outras linguagens e suas ferramentas particulares, além de conhecer as ferramentas de última geração para sua linguagem, apura sua visão sobre como e onde encontrar uma solução melhor. Cada aplicação é uma aplicação diferente. Tenha sempre na manga distintas possibilidades para entregar valor e resolver os problemas. Atente-se às ferramentas que podem facilitar o seu trabalho e melhorar a qualidade do seu código.
7. Proponha melhorias de processos antigos e implemente novos processos
Muitas vezes chegamos em um time com um ritmo de trabalho já estabelecido e que carrega uma série de vícios tão enraizados que é até difícil notar exatamente o porquê da produtividade não estar no 100%. Não adianta só pensar código: é preciso pensar nos processos de trabalho com a mesma dedicação. Analise com frequência os processos propostos, sugira mudanças apresentando técnicas ou ferramentas mais novas e eficientes, defenda a implementação de boas práticas.
8. Desenvolva suas soft skills tanto quanto as hard skills
Conhecer novas tecnologias, saber ferramentas e outras linguagens vão te fazer um dev mais completo, mas você já pensou em desenvolver suas habilidades de liderança, por exemplo? Ou trabalhar suas técnicas de apresentação de projetos e ideias? Ou ainda estudar técnicas de comunicação? Pois mesmo que você trabalhe remotamente, ainda terá que lidar com pessoas: o time do projeto, seu par direto, recrutadores e por aí vai. Quanto mais habilidades sociais você tiver, mais conseguirá contribuir.
9. Faça storytelling dos seus cases
Storytelling é uma técnica narrativa para contar histórias de forma marcante e inspiradora. Revisitar seus códigos e projetos e planejar como contar para outras pessoas te faz exercitar o olhar sobre seu próprio trabalho, o que inclui renovar sua motivação e perceber novos valores sobre o que já foi produzido até aqui. Nesse processo, compartilhar essas descobertas e percepções com outras pessoas, seja em palestras ou blogs, reforça sua posição de gerador de conteúdo e, mais importante, formador de opinião.