Hey, tudo bem?
Uma das características mais interessantes do framework Ruby on Rails é a biblioteca de gems que podem ser utilizadas no desenvolvimento da sua aplicação. Muitas vezes elas adicionam funcionalidades a aplicações de forma fácil e rápida, reduzindo bastante o tempo de entrega. Selecionamos uma série de artigos sobre segurança ao incluir gems do Ruby de terceiros, como elas funcionam de fato e como criar a sua própria gem.
Você também vê como é a arquitetura interna do Git, 40 formas de monitorar apps Ruby on Rails, dicas e truques de GitHub por Lee Reilly, como ser cientista de dados e a experiência de estudar algo do zero.
Boa leitura!
AS QUERIDINHAS NO DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES RUBY ON RAILS
Caçando gems maliciosas do Ruby
Em desenvolvimento moderno de aplicações é muito comum o uso de componentes de terceiros, como forma de reduzir e reaproveitar código. No entanto, torna-se importante atentar para questões de segurança, como evitar gems com código malicioso. O artigo trata sobre segurança e descreve como o autor encontrou gems maliciosas em repositórios. Dica do Henrique Morato.
Dissecando uma gem do Ruby
Neste artigo o conceito de gem é destrinchado em detalhes, mostrando como elas são capazes de executar suas funções dentro de ambientes de desenvolvimento Ruby on Rails. Dica do André Benjamim.
Como criar uma gem do Ruby
E já que estamos falando sobre gems do Ruby, neste artigo o autor descreve o processo passo a passo de criação de uma gem. Dica do André Benjamim.
CAMPUSCODERS INDICAM
Arquitetura interna do Git
Em desenvolvimento de software, o Git é uma das ferramentas mais importantes utilizadas para controle de versão e colaboração em times. Este artigo descreve o funcionamento interno do Git, que apresenta uma solução elegante para um problema bastante complexo. Dica do André Benjamim.
Monitorando apps Ruby on Rails
Neste artigo, o autor traz mais de 40 ferramentas de monitoramento para aplicações Ruby on Rails. Você encontra mais sobre as métricas que valem a pena ser controladas, dicas de como escolher a ferramenta certa e comparativos entre as opções, além de outros destaques por sessão a ser monitorada. Dica da Paula Perussi.
GitHub Protips: dicas e truques de Lee Reilly
Desde 2007, no ano de seu lançamento, o GitHub é uma ferramenta utilizada por muitos profissionais de diversas áreas. Até hoje ela acumulou muitas funcionalidades e algumas podem ser novidade até para os maiores adeptos. Essa série de artigos apresenta dicas e truques de ávidos usuários do GitHub. Dica do André Benjamim.
Quem quer ser um cientista de dados?
Ciência de dados é uma área interdisciplinar voltada para análise de dados que teve enorme impacto em nossas vidas devido ao seu uso associado a redes sociais. Por essa razão, a área ganhou muita atenção e há cada vez mais pessoas interessadas em ingressar nesse mercado. Neste artigo a autora dá algumas dicas de como entrar na área de dados. Dica do André Benjamim
A experiência de estudar algo do zero
Falando em tornar-se cientista de dados, o desenvolvedor e instrutor Gabs Ferreira se propôs o desafio de aprender do zero Python e ciência de dados, aproveitando a situação de isolamento social para aprender novas habilidades. Ele tem compartilhado sua experiência e você pode acompanhar o processo pelas publicações no seu blog. Dica do André Benjamim.