Nesta edição, você vai ver a anatomia de um Service Object em Rails, os desafios para quebrar um monolito em microsserviços, apresentando Hanami::API, uma discussão sobre ser fullstack estar fora de moda e os principais tópicos que toda pessoa programadora deveria saber.
Anatomia de um Service Object em Rails
Apesar de ter alguns anos, este texto (em inglês) é uma fonte bem completa sobre como criar Service Objects com maestria. Traz tópicos como dependência de outros objetos, resultados de método e parâmetros usados. Dica do Lucas Sapienza.
DDD e Microsserviços — Do negócio à arquitetura
Microsserviços tem ganhado popularidade nos últimos anos, mas a discussão gira em torno de que implantar essa prática é muito mais do que uma simples solução de arquitetura. No texto, a autora fala sobre como montar uma solução para quebrar um monolito em diversas partes e os desafios da prática. Dica do André Benjamim.
Apresentando Hanami::API
Um framework HTTP pequeno, rápido e leve para criar APIs com Ruby. Este artigo conta como extrair essa pequena parte do Hanami para se integrar bem com stacks de ferramentas já existentes sem trazer os riscos de trocar todo o ferramental para o Hanami. Dica do Ederson de Lima.
Ser fullstack está fora de moda
Nesse artigo a autora fala sobre como o termo FullStack está depreciado e sobre a importância de nós – que escrevemos código – olharmos mais para as necessidades do negócio além de código ou títulos. Dica do André Benjamim.
Tudo que um estudante de ciência da computação deveria saber
Existem muitos algoritmos e padrões comuns em programação. No texto (em inglês) há uma lista de alguns dos principais tópicos que toda pessoa programadora pode se aprofundar caso queira conhecer mais. Dica do Mateus Braga.