coding weekly #85

Newsletters - 03/Mar/2020 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 85 - Março de 2020

Nesta edição, você vai ver erros em aplicações Ruby on Rails que podem matar seus servidores, algumas práticas ruins de código e como evitá-las, como processar arrays com operador ampersand (&) em Ruby, dicas para melhorar suas mensagens de commit e cursos grátis de escrita técnica em inglês.

Imagem de uma placa triangular amarela com um pictograma de humano levando um tombo.
Erros em aplicações Ruby on Rails que podem matar seus servidores

Um dos problemas mais temidos por pessoas que trabalham com desenvolvimento de aplicações Web é que todo sistema caia em produção. Em alguns casos, isso pode acontecer devido a erros sutis que passariam despercebidos até mesmo por profissionais experientes. Neste tutorial você verá alguns erros que podem derrubar sua aplicação Ruby on Rails. Dica do Ederson de Lima.

Algumas práticas ruins de código e como evitá-las

Um código que não segue as boas práticas de programação pode gerar aplicações problemáticas. Neste artigo, o autor mostra 10 práticas ruins e dicas para resolvê-las e impulsionar sua carreira. Dica do Felipe Endo.

Processando arrays com operador ampersand (&) em Ruby

O operador *ampersand* (&) pode ser aplicado em programação com diversas funcionalidades. Vamos ver como ele pode ser utilizado para processar arrays em Ruby.

Gif de uma cena do ator Tom Hanks digitando algo em um laptop e tendo reações de dúvida.
Pare de escrever mensagens de commit ruins

Nos projetos de software em que trabalhamos em times, pode ser bastante frustrante encontrar mensagens de commits misteriosas no repositório git. "Nova funcionalidade" ou "Bug arrumado" são mensagens muito genéricas e não ajudam a entender o que o código realmente faz. Por isso é tão importante saber escrever mensagens claras e explicativas. Vamos ver algumas dicas de como escrever bons commits. Dica do Henrique Morato.

Cursos de escrita técnica em inglês do Google

Para estudantes de ciências da computação, desenvolvedores de software ou outros profissionais de áreas de tecnologia, o Google oferece cursos grátis para fortalecer suas habilidades de escrita técnica. É necessária alguma proficiência em inglês e conhecimento sobre código, apesar de não precisar ser um programador. Você aprenderá como escrever documentos técnicos melhores e mais claros. Dica do André Benjamim.

Campus Code