coding weekly #82

Newsletters - 12/Fev/2020 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 82 - Fevereiro de 2020

Nesta edição, você vai ver como fazer bons commits no Git, ferramentas automatizadas para melhor qualidade de código e histórico Git, uma entrevista com Matz – criador do Ruby –, uma ferramenta para centralizar comunicadores e como o framework Sinatra funciona.

Print de tela do formulário de mensagem de commit no Git.
Como fazer bons commits no Git

O Git é uma ferramenta muito importante de controle de versão de software. Mas além disso, ele permite que você documente o histórico da sua aplicação por meio de commits. Por isso, é importante que suas mensagens de commit sejam claras, sucintas e explicativas. Veja algumas dicas de como escrever uma boa mensagem de commit no Git. Dica do André Benjamim.

Melhorando qualidade de código e histórico Git com ferramentas automatizadas

Fazer pull requests e solicitar revisão de código são duas práticas importantes para garantir qualidade do código do seu projeto, já que isso influencia bastante na evolução e manutenção da aplicação. Embora seja uma prática recomendada, o processo de revisão de código consome bastante tempo e energia. Por essa razão é bastante atraente o uso de ferramentas automatizadas que podem fazer esse trabalho, como o Git Hooks e o Overcommit, citados neste artigo. Dica do André Benjamim.

Entrevista com Yukihiro Matsumoto

Yukihiro Matsumoto, também chamado de Matz, é mais conhecido por ser o principal desenvolvedor responsável pela linguagem de programação Ruby. Nessa entrevista Matz fala um pouco sobre a filosofia e evolução da linguagem e um pouco sobre a cultura Japonesa. Dica do André Kanamura.

Gif do cantor Frank Sinatra de costas, olhando para trás.
Como o Sinatra funciona

Pra quem trabalha com aplicações Web é sempre interessante entender bem como funciona o processo de inicialização de um framework e como são processadas as requisições HTTP. Nesse artigo o autor apresenta trechos do código fonte do Sinatra comentando o funcionamento do código nesses processos. Dica do Luis Arantes.

Comunicação em um só lugar

Se você precisa usar Slack para comunicação do seu time, Telegram pra falar com as comunidades de código e Whatsapp pra responder o grupo da família, o Franz pode ser uma boa ajuda! Nele você pode configurar estes e outros N serviços de comunicação e usar uma única aplicação via navegador ou com apps para Ubuntu, Windows e macOS. Dica do Mateus Braga.

Campus Code