coding weekly #77

Newsletters - 08/Jan/2020 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 77 - Janeiro de 2020

Nesta edição, você vai ver uma ferramenta para avaliar o uso de memória RAM em Ruby, a programação de conferências internacionais para 2020, as 24 dicas do 24ways, as falhas de segurança no Git 2.24 e o anúncio do Django 3.0.

Print de tela com o código: require 'memory_profiler'.
RubyGems versus memória RAM

O consumo de memória RAM é um dos principais fatores no cálculo de custos de servidores e também o maior motivo de insatisfação dos usuários finais das aplicações que construímos. Por isso, vale a pena inspecionar seus projetos e conferir quem são os vilões no consumo de memória, especialmente quando são usadas diversas bibliotecas e componentes externos. A MemoryProfiler é uma RubyGem que permite avaliar de forma simples o uso de memória de trechos do seu código. Dica do Ederson de Lima.

Conferências em 2020

Participar de uma conferência internacional está na sua lista de resoluções para 2020? No confs.tech já foram cadastrados, para este ano, dezenas de eventos ao redor do mundo. Se sua meta é ir além e palestrar fora do Brasil, lá você encontra também os links para os Call For Papers das conferências. Ah, e os principais eventos brasileiros também aparecem por lá. Dica do Luis Arantes.

24 jeitos

O site traz um compilado de 24 dicas que são publicadas anualmente em dezembro. E como esse período passou, você agora pode ler todas as dicas de 2019, além das publicadas nos anos anteriores. Os assuntos são os mais diversos e vão desde iconografia até o uso de métodos do JavaScript. Dica do André Benjamim.

apt-get install git

Esse assunto já apareceu algumas vezes aqui na Coding Weekly mas sempre vale a pena reforçar: verifique e atualize as ferramentas que você usa para programar :) Nesse post do blog oficial do Github são apresentadas as falhas de segurança na versão 2.24 do Git que já foram corrigidas. Dica do André Benjamim.

Ilustração de 3 mascotes do GitHub juntando peças de quebra-cabeça e formando o símbolo de segurança.

Django 3 anunciado

Para quem não acompanha a comunidade Python de perto, vale a pena relembrar um dos anúncios que aconteceram no finzinho de 2019: a versão 3.0 do framework Django foi anunciada e, com isso, a versão 2.2 teve seu ciclo de atualizações encerrados. Por se tratar de uma versão LTS, correções de falhas de segurança ainda vão acontecer para a versão 2.2. Nesse post oficial você pode encontrar todos detalhes do anúncio. Dica da Claudia Capelini.

Campus Code