Hey! Tudo bem?
À medida que as aplicações modernas se tornam mais complexas, a eficiência no processamento de tarefas em segundo plano e a gestão de filas de mensagens passam a ser componentes cruciais para o bom funcionamento dos sistemas. Selecionamos alguns artigos sobre 3 recursos diferentes para te ajudar nessa missão.
Você também vê como “sequestrar” sockets em aplicativos Ruby utilizando o Rack, as melhores práticas de logging, como usar o método instance_exec no Ruby on Rails, como usar fragmentos de texto e o relato de uma jornada com o uso de caching.
Boa leitura!
BANCO DE DADOS
Pipelines para reduzir o gargalo do Redis
Esse texto explora como pipelines do Redis podem otimizar operações em massa, agrupando várias operações em um único envio, reduzindo latências e aumentando o desempenho.
Tarefas agendadas com Sidekiq
Esse artigo mostra como utilizar o Sidekiq para gerenciar tarefas em segundo plano em aplicações Ruby on Rails. Ele aborda desde a instalação e configuração do Sidekiq até a criação de jobs e a configuração do Redis, que é utilizado pelo Sidekiq para armazenar e processar essas tarefas. Além disso, também apresenta algumas boas práticas e dicas para otimizar o desempenho dos jobs em segundo plano.
Estratégias para lidar com filas de background jobs
Esse texto explica o ciclo de vida de uma fila em aplicações web e como implementar o princípio SOLID para gerenciar eficientemente as filas.
CAMPUSCODERS INDICAM
“Sequestro” de sockets em aplicativos Ruby utilizando o Rack
Esse artigo descreve o conceito de socket hijacking, quando sockets podem ser "sequestrados" para permitir o gerenciamento direto das conexões. O autor detalha como Rack, uma interface entre servidores web e aplicativos Ruby, permite acesso ao socket subjacente para realizar manipulações avançadas e operações personalizadas, como streaming de dados ou comunicação bidirecional.
Melhores práticas de logging
Esse é um guia detalhado para otimizar estratégias de logging, visando melhorar a observabilidade dos sistemas. Ele discute a importância de logs estruturados, como escolher os níveis de log apropriados, evitar logar informações sensíveis e como utilizar contextos de log para tornar os logs mais úteis e informativos.
Como usar o método instance_exec no Ruby on Rails
O texto detalha como esse método permite executar blocos de código em um contexto específico, alterando o contexto de execução do bloco para o objeto receptor e inclui exemplos práticos e boas práticas para sua utilização de maneira eficaz.
Como usar fragmentos de texto
Fragmentos de texto são um recurso poderoso da plataforma web moderna que permite criar links diretamente para partes específicas de uma página da web sem a necessidade de adicionar uma âncora, melhorando a experiência da pessoa usuária e a acessibilidade. Esse artigo discute como usá-los e seus benefícios.
Uma jornada com caching
Esse relato detalha a jornada da equipe de desenvolvimento do Next.js com o uso de caching para melhorar o desempenho de seus aplicativos. Ele compartilha os desafios enfrentados ao implementar caching, as soluções adotadas e as lições aprendidas durante o processo.
Campuscoder que contribuiu com a curadoria da semana: André Benjamim e Rafael Carvalho 💚