Hey! Tudo bem?
Com sua filosofia "convenção sobre configuração", Rails oferece um ponto de partida sólido para o desenvolvimento web e permite construir aplicações web de forma rápida e eficiente. No entanto, o framework pode trazer alguns desafios à medida que as aplicações estão sendo codificadas. Selecionamos artigos para te ajudar a lidar com inicializadores, configurações customizadas e consultas N+1.
Você também vê como gerar códigos QR em aplicações Ruby on Rails, considerações de segurança ao usar Turbo Streams, como lidar com zonas horárias no PostgreSQL, como o Phoenix LiveView funciona e um guia atualizado de consulta rápida WCAG 2.2.
Boa leitura!
RAILS
Gerado por IA.
Introdução aos inicializadores Rails
Esse artigo explica o conceito de inicializadores no Ruby on Rails, que são arquivos usados para configurar o ambiente da aplicação durante a inicialização.Também mostra por que são usados e como funcionam, com exemplos práticos.
Dominando as configurações customizadas no Rails
O texto aborda como criar e gerenciar configurações personalizadas em aplicações Rails, explicando como usar as ferramentas integradas do Rails e variáveis de ambiente para configurar valores personalizados. Além disso, discute como gerenciar segredos e credenciais de forma segura, e como implementar configurações específicas para diferentes ambientes (desenvolvimento, teste e produção).
Enfrentando consultas N+1 no Rails
Esse artigo aborda o problema das consultas N+1 em aplicações Ruby on Rails, que ocorrem quando o código faz múltiplas requisições ao banco de dados para buscar dados relacionados, resultando em desempenho ineficiente. O autor discute várias estratégias para resolver esse problema, além de técnicas para situações específicas onde é necessário filtrar ou ordenar com base em campos de tabelas associadas.
CAMPUSCODERS INDICAM
Como gerar códigos QR em aplicações Ruby on Rails
O autor desse artigo explica o processo de criação de códigos QR, apresentando bibliotecas populares que facilitam a tarefa. Ele fornece um passo a passo sobre como integrar a geração de QR Codes no Rails, desde a instalação da gem até a personalização do design do código. Também discute possíveis usos para QR Codes em diversos contextos.
Segurança dos Turbo Streams
Esse texto discute as considerações de segurança ao usar Turbo Streams em aplicações Ruby on Rails, explicando como evitar enviar dados sensíveis para os usuários errados. Além disso, fornece exemplos práticos simulando um cenário do mundo real para entender melhor as questões de segurança relacionadas aos Turbo Streams.
Timestamp with Time Zone no PostgreSQL
Essa explicação simples mostra a diferença entre Timestamp e Timestamp with Time Zone (timestamptz) no Postgres, e te ajuda a evitar confusões relacionadas às zonas horárias na tratativa de dados.
Como o Phoenix LiveView funciona
O texto explica como o Phoenix LiveView permite construir aplicações web interativas e em tempo real usando apenas Elixir e Phoenix, sem a necessidade de escrever JavaScript. Ele aborda conceitos como o ciclo de vida de um LiveView, a renderização dinâmica e a gestão de estados, além de exemplos práticos de implementação.
Guia atualizado de consulta rápida WCAG 2.2
Atualizado agora em outubro, esse guia em português apresenta a WCAG 2.2 de forma simples, através de cartões explicativos sobre os critérios e com possibilidade de filtrar por termos ou níveis de gravidade.
Campuscoders que contribuíram com a curadoria da semana: André Benjamim, Claudia Capelini e João Almeida 💚