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Fazer testes no desenvolvimento web é essencial para garantir a qualidade e a confiabilidade do produto final. Equipes que investem em boas práticas de teste, como a metodologia TDD (Test Driven Development, ou Desenvolvimento Orientado a Testes) geralmente conseguem desenvolver software de maneira mais eficiente, identificando problemas antecipadamente e reduzindo o custo e o tempo que seriam necessários para corrigir esses problemas depois que o software já está em produção. Por isso, selecionamos artigos para te ajudar a adotar a prática com melhores abordagens.
Você também vê uma crítica polêmica sobre o método ágil, como eliminar alocações intermediárias de array, 6 técnicas para excelente UX em scripts shell, a importância de fazer dois designs para um projeto e uma proposta para fazer revisões de código mais eficientes.
Boa leitura!
CAMPUS CODE 10 ANOS - ENCONTRO DE COMUNIDADES GURU-SP E ElugSP
Neste sábado, vamos celebrar nosso aniversário de 10 anos convidando as comunidades GURU-SP e ElugSP para um dia de muita troca de conhecimentos. Se você não conseguiu garantir seu ingresso para ir ao evento presencialmente, não se preocupe! É possível acompanhar a transmissão ao vivo, das 10h às 16h45. Te esperamos lá!
TESTES
Testes e as desculpas para evitá-los
Esse texto rebate as desculpas comuns de pessoas desenvolvedoras que negligenciam a prática de testes, como “os testes demoram muito” ou “o código já funciona”, e mostra por que investir em testes adequados leva a uma maior eficiência no desenvolvimento.
Como testar
Um ótimo compilado de abordagens eficazes para testar software.
Testes de carga
Esse artigo traz uma discussão sobre a importância dos testes de carga para assegurar a estabilidade e performance de sistemas em situações de alto tráfego. Ele mostra diferentes ferramentas e práticas recomendadas para simular cenários de uso intensivo e monitorar a resposta dos sistemas, destacando a relevância desses testes para identificar gargalos e garantir que os serviços continuem operando de forma eficiente mesmo sob alta demanda.
CAMPUSCODERS INDICAM
Marlinspike contra o método ágil
Moxie Marlinspike, fundador do Signal, criticou o método ágil em uma palestra no Black Hat 2024, argumentando que ele prejudica a inovação no desenvolvimento de software. Esse artigo traz um resumo com os pontos mais importantes que ele abordou.
Eliminação de alocações intermediárias de array
Esse texto explica como o Ruby otimiza o uso de arrays em cálculos de min e max, evitando alocações desnecessárias, e demonstra como o compilador do Ruby consegue alocar arrays temporários na pilha em vez de pedir alocações ao garbage collector, resultando em melhor desempenho. A análise inclui exemplos de código e instruções para medir alocações.
6 técnicas para excelente UX em scripts shell
Esse artigo oferece dicas práticas para criar scripts shell mais robustos, intuitivos e eficientes, melhorando a experiência do usuário final.
Projete duas vezes
O autor desse texto sugere que, ao criar software, é útil desenvolver duas abordagens de design para comparar e escolher a melhor. Mesmo se o primeiro design parecer correto, pensar em uma alternativa ajuda a encontrar falhas e aprimorar a solução. Ele compartilha uma experiência pessoal, onde não ter feito isso resultou em problemas durante uma revisão de design.
Faça o merge primeiro e sugira alterações depois
Nesse artigo você encontra uma proposta para fazer revisões de código mais eficientes. O autor recomenda que, ao invés de atrasar a entrega de código com múltiplas revisões, deve-se fazer o merge do código funcional rapidamente e, em seguida, criar um novo pull request para melhorias e sugestões, detalhando os ganhos com essa prática.
Campuscoders que contribuíram com a curadoria da semana: André Benjamim, Mauricio Gravena e Paulo Rodrigues 💚