Hey! Tudo bem?
Com o lançamento do Rails 8.0 Beta 1, teremos inovações e algumas novidades importantes chegando, como não precisar mais de PaaS e facilitadores de configuração e gerenciamento de servidores. Se você é rubista e utiliza o framework, pode se atualizar com os artigos que selecionamos nesta edição, além de descobrir um novo padrão de design na linguagem.
Você também vê as top 5 surpresas do Postgres no desenvolvimento em Rails, como lidar com valores NULL em bancos de dados relacionais, um teste de conhecimento de uso de valores nulos, uma explicação de como hooks funcionam em Phoenix e o lançamento do Hotwire Native.
Boa leitura!
RUBY & RAILS
Gerado por IA.
Rails 8.0 Beta 1
O lançamento da versão Beta 1 do Rails 8.0 traz uma grande inovação ao permitir a implantação de aplicativos web modernos sem a necessidade de uma plataforma como serviço (PaaS). A nova versão também inclui ferramentas como Kamal 2 e Thruster, que facilitam a configuração e o gerenciamento de servidores, além de um Dockerfile otimizado para criar imagens de contêiner prontas para produção.
Decida, evolua, reaja: um padrão em Ruby
O autor desse artigo apresenta um padrão de design para aplicações Ruby que facilita a criação de trilhas de auditoria e sistemas orientados a eventos. Em três etapas principais (Decidir, Evoluir e Reagir), o padrão promove uma abordagem coesa e estruturada para o desenvolvimento de aplicações complexas e dinâmicas.
Solid Cable, uma nova solução para comunicação em tempo real no Rails 8
Esse artigo discute o Solid Cable, que utiliza um adaptador Action Cable baseado em banco de dados, armazenando mensagens em uma tabela e realizando consultas contínuas para atualizações, o que elimina a necessidade de usar Redis.
CAMPUSCODERS INDICAM
As top 5 surpresas do Postgres no desenvolvimento em Rails
Esse texto destaca cinco aspectos surpreendentes do PostgreSQL que pessoas desenvolvedoras Rails frequentemente encontram, como a importância do armazenamento de dados em páginas para o desempenho das consultas e a utilização de índices de cobertura para otimizar consultas frequentes, entre outros.
Valores NULL em bancos de dados relacionais
Esse artigo discute a problemática do uso de valores nulos em bancos de dados relacionais, já que NULL não é um valor, mas uma ausência de valor que pode representar diversos significados ambíguos, como uma resposta não fornecida ou uma informação não aplicável. O texto também sugere alternativas mais coerentes com a álgebra relacional matemática.
Você tem qualificação para usar NULL?
Ainda sobre valores nulos, esse quiz traz situações diversas em 3 níveis de dificuldade para testar suas habilidades.
Entendendo hooks em Phoenix
Esse artigo explica como os hooks no framework Phoenix permitem a execução de JavaScript personalizado no lado do cliente, complementando as funcionalidades do LiveView.
Conheça o Hotwire Native
A 37signals anunciou o Hotwire Native, um novo framework que unifica as bibliotecas Turbo Native e Strada para facilitar o desenvolvimento de aplicativos móveis nativos para iOS e Android. Com essa consolidação, é possível aproveitar aplicações web existentes, adicionando componentes nativos de alta fidelidade quando necessário.
Campuscoders que contribuíram com a curadoria da semana: Allan Siqueira, André Benjamim, Ederson de Lima, Otávio Lins, Petra Grunheidt e Raphaelly Valiengo 💚