Hey! Tudo bem?
O Rails, um framework web robusto e popular, promete se manter relevante no cenário de desenvolvimento web ao integrar novas tecnologias para facilitar a vida da pessoa programadora. Selecionamos alguns artigos para te ajudar a acompanhar as novidades e aprender mais sobre ele.
Você também vê o porquê de comentar expressões regulares, como atualizar Ruby com dual-boot, os fundamentos do OAuth, uma reflexão sobre a história do CSS e uma discussão sobre a quantidade certa de processos em uma organização.
Boa leitura!
Estamos fazendo aniversário e queremos comemorar com você!
São centenas de pessoas formadas para o mercado de desenvolvimento e temos muito orgulho de ter impulsionado carreiras e ajudado no crescimento das comunidades de Ruby e Elixir no Brasil. Por isso, vamos celebrar esta data especial convidando oGURU-SP e o ElugSP para um dia de muita troca de conhecimentos.
Estão previstas palestras de integrantes da comunidade, momentos de networking e, ao final, um happy hour de comemoração.
Os ingressos com kit comemorativo estão com venda antecipada, para encomendarmos a camiseta no seu tamanho, e você tem R$40 de desconto já aplicado no carrinho 💚
Já os ingressos gratuitos (sem direito ao kit) serão liberados a partir de 23/09, no mesmo link.
RAILS
O renascimento do Rails
Estamos vendo uma nova fase de Rails, que aparece revitalizado com a integração das bibliotecas Turbo e Stimulus, que fazem parte do Hotwire. Nesse artigo, os autores destacam como essas ferramentas modernas aumentam a funcionalidade e a velocidade do desenvolvimento web.
Otimizando o desempenho do Postgres em aplicações Rails
Esse artigo aborda problemas de desempenho no PostgreSQL que podem passar despercebidos em aplicações Rails, especialmente quando estas atingem uma certa escala, e a importância de ajustar configurações para evitar implicações na performance. Também fornece instruções sobre como medir o impacto das alterações na configuração.
Manual do Rails Router
Esse artigo explora a funcionalidade do router no framework Ruby on Rails, destacando como ele mapeia URLs para ações específicas nos controladores. Também mostra exemplos práticos de como definir e personalizar rotas para atender às necessidades específicas de uma aplicação.
CAMPUSCODERS INDICAM
Neste caso, deixe comentários no código, sim!
Ruby é uma linguagem que permite um entendimento claro do código pela sua similaridade com a estrutura da língua inglesa e, por isso, falamos tanto que não há necessidade de deixar comentários. Mas, há exceções, e comentar expressões regulares é uma delas. Esse texto mostra como os comentários dentro das expressões regulares, explicando cada parte do código, ajudam a torná-las mais legíveis e compreensíveis.
Atualizando Ruby com dual-boot
Esse artigo explica como atualizar a versão do Ruby em um projeto Rails usando a técnica de dual-boot. Esse método permite executar a aplicação com diferentes conjuntos de dependências, facilitando a transição entre versões.
Fundamentos do OAuth
Esse texto mostra detalhadamente os fundamentos do OAuth, destacando a importância de cada etapa do processo para garantir a segurança. Ele ilustra como ataques poderiam ocorrer na ausência de certas medidas, como a troca do código de autorização por um token de acesso, que adiciona uma camada extra de proteção contra ataques de interceptação.
É hora de falar sobre o “CSS5”
Esse artigo categoriza as versões do CSS para facilitar a compreensão, discutindo a evolução da linguagem de estilo e comentando suas funcionalidades, além das expectativas de novos lançamentos.
A quantidade certa de processos
O autor desse texto discute a necessidade de se encontrar um equilíbrio adequado na implementação de processos dentro de uma organização, de forma a serem suficientes para garantir eficiência e qualidade, mas não tão rígidos a ponto de sufocar a inovação e a flexibilidade.
Campuscoders que contribuíram com a curadoria da semana: André Benjamim, Ederson de Lima e João do Vale 💚