Hey! Tudo bem?
Se Ruby e Rails fazem parte da sua rotina, seja no trabalho ou nos estudos, essa edição é pra você! Os artigos selecionados vão te ajudar a implementar uma busca semântica no seu projeto, a criar de uma versão multiplayer de Campo Minado e a fixar 3 modelos mentais para compreender como utilizar enumerators.
Você também vê como lidar com prop drilling em React, como fazer plugins complexos para o Chrome, coisas que você não sabe sobre funcionalidades de desfazer/refazer, a classe do RuboCop para auxiliar na aplicação de linguagem inclusiva e porque o perfeccionismo é um dos grandes inimigos da produtividade
Boa leitura!
RUBY E RAILS
Gerado por IA.
Implementando busca semântica em Ruby on Rails
A busca semântica permite encontrar registros no banco de dados com base no significado do texto, em vez de correspondências exatas de palavras-chave, melhorando a relevância dos resultados. Esse artigo explica como implementar a busca semântica em uma aplicação Ruby on Rails usando a gem Neighbor, a API Claude da Anthropic para sumarização e a API da OpenAI para embeddings de texto. Ele mostra desde a configuração do ambiente e a criação de um modelo Incident, até a geração de resumos e embeddings de texto, armazenando esses dados no banco PostgreSQL
Versão multiplayer de Campo Minado com Ruby on Rails e Hotwire
Esse artigo descreve a criação de uma versão multiplayer (para jogadores múltiplos) do jogo Campo Minado (Minesweeper) usando Ruby on Rails e Hotwire. O autor compartilha os desafios de implementar jogabilidade concorrente, atualização em tempo real do tabuleiro e resiliência a condições de corrida, utilizando um modelo de dados específico para gerenciar o estado do jogo e as interações dos jogadores.
3 modelos mentais para entender Enumerators em Ruby
OO autor desse texto explica o que são enumeradores em Ruby a partir de 3 analogias, te ajudando a compreender como utilizá-los de maneira mais eficaz em diversas situações de programação.
CAMPUSCODERS INDICAM
Prop drilling em React
Prop drilling (ou vazamento de props, em tradução livre) ocorre quando props precisam ser passadas por vários componentes intermediários até chegarem aos componentes que realmente as utilizam. Isso pode dificultar a manutenção e a compreensão do código, além de reduzir a reutilização dos componentes. Nesse texto, o campuscoder Eduardo Gris deixa uma sugestão para mitigar esses problemas em React.
Como fazer plugins complexos para o Chrome
Esse guia detalha como criar extensões complexas para o navegador Chrome, a partir de um exemplo real desenvolvido pela equipe da Evil Martians, além de deixar dicas práticas e exemplos de código para facilitar a compreensão e a aplicação das técnicas descritas.
O que você não sabe sobre funcionalidades de desfazer/refazer
Implementar sistemas de desfazer/refazer em software pode ser bem mais complexo do que você imagina. Para o autor desse artigo, embora essas funcionalidades sejam essenciais para a experiência do usuário, sua implementação é desafiadora e envolve muitos aspectos técnicos. Ele destaca conceitos fundamentais, mostra os desafios envolvidos e apresenta estratégias para implementar essas funcionalidades de maneira eficiente.
RuboCop e sugestões de linguagem inclusiva
Essa documentação descreve como a classe RuboCop::Cop::Naming::InclusiveLanguage
recomenda o uso de linguagem inclusiva em vez de termos problemáticos no código Ruby.
Perfeccionismo: um dos grandes inimigos da produtividade
Esse artigo discute como o perfeccionismo pode ser um grande obstáculo para a produtividade, especialmente na engenharia. Os autores compartilham suas experiências e mostram os impactos da obsessão por resultados perfeitos em projetos e nas pessoas, sugerindo formas de lidar com a questão.
Campuscoders que contribuíram com a curadoria da semana: André Benjamim, Claudia Capelini, Ederson de Lima, Eduardo Gris e Petra Grunheidt 💚