coding weekly #302

Newsletters - 17/Jul/2024 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 302 - Julho de 2024

Hey! Tudo bem?

Ainda que Ruby tenha sido projetada para ser fácil de ler e escrever, essa simplicidade não significa que a linguagem tenha menos possibilidades criativas. Às vezes, abordagens diferentes surgem a partir de detalhes ou novas ferramentas, como deixar a estilística de lado em favor de manter a clareza e consistência do código. Por isso, selecionamos alguns artigos para você melhorar suas habilidades em Ruby.

Você também vê como funciona o Padrão de Design CQRS, uma dica para não travar ao escrever mensagens de commit, os perigos de redirecionar solicitações de API de HTTP para HTTPS, detalhes de como a Stripe praticamente zerou o tempo de inatividade dos bancos de dados e como funciona o Reset CSS.

Boa leitura!

RUBY

Um rubi lapidado visto de cima.

Gerado por IA.

Por que você deveria aninhar módulos em Ruby

Definir classes e módulos em linha no Ruby é uma escolha estilística. Então, por que é recomendável usar o aninhamento? Esse artigo mostra as diferenças entre as duas abordagens para te ajudar a compreender a boa prática.

Solucionando problemas de memória em Ruby

O coletor de lixo (garbage collector) é vital para gerenciar a memória de um software, mas sua sobrecarga pode gerar uma infinidade de contratempos. Esse artigo sugere ferramentas e técnicas para lidar com os problemas mais comuns de memória.

Ferrum: uma API para controlar o Chrome em Ruby

O Projeto Ferrum é uma API de Ruby para controlar o Chrome sem interface gráfica. Ele oferece automação completa do navegador e permite extrair dados de qualquer site público. A grande vantagem é que você só precisa de Ruby e do próprio Chrome, sem depender de outras ferramentas, como Selenium ou WebDriver.

CAMPUSCODERS INDICAM

Ícones de bancos de dados distribuídos em um campo de flores, cujo cenário é referência às pinturas de Van Gogh.

Gerado por IA.

Padrão de Design CQRS

O CQRS (Command Query Responsibility Segregation) é um padrão arquitetural que separa as responsabilidades de leitura e escrita em um sistema com o objetivo de aumentar a performance e a escalabilidade através de modelos de dados otimizados para cada tarefa. Nesse artigo, o autor mostra algumas possibilidades de implementação para aumentar seu leque de ferramentas.

Fui commitar e deu branco. E agora?

O campuscoder Guilherme Silva compartilha uma ótima dica para não travar na hora de escrever as mensagens de commit.

Sua API não deveria redirecionar HTTP para HTTPS

Redirecionar solicitações de API de HTTP para HTTPS é uma escolha com muitos riscos, já que pode mascarar erros e expor segredos. Nesse artigo, o autor compartilha a prática recomendada e uma lista de APIs e suas respostas para solicitações não criptografadas, além de discutir a necessidade de revisão das boas práticas aplicadas pela comunidade.

Como a Stripe praticamente zerou o tempo de inatividade dos bancos de dados

A Stripe é uma plataforma com soluções de pagamento que atende mais de 45 países e que conseguiu um enorme feito tecnológico: seus bancos de dados de documentos suportaram 99,999% de tempo de atividade com migrações de dados sem tempo de inatividade. Nesse texto, a empresa compartilha detalhes do serviço interno Data Movement Platform, criado para escalar horizontalmente sua infraestrutura de banco de dados de forma eficiente e sem interrupções para seus usuários.

Reset CSS

Nesse artigo você descobre como usar o Reset CSS para padronizar o estilo de elementos HTML em diferentes navegadores, eliminando estilos padrão e inconsistências. Ele explica o que é a técnica e como ela funciona, além de exemplos de sua aplicação.

Campuscoders que contribuíram com a curadoria da semana: André Benjamim, Cristiane Saito, Guilherme Silva, Leandro Proença, Rafael Carvalho e Renan Paffaro 💚

Campus Code