coding weekly #296

Newsletters - 05/Jun/2024 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 296 - Junho de 2024

Hey! Tudo bem?

Em desenvolvimento web, filas são estruturas de dados que organizam tarefas ou mensagens em uma sequência ordenada. Elas são utilizadas no processamento de e-mails, processamento de pagamentos, gerenciamento de tarefas e sistemas de logs, por exemplo. Especialmente em aplicações robustas e escaláveis, é necessário escolher com cuidado que táticas implementar para que o sistema seja confiável e resiliente. Por isso, selecionamos alguns artigos sobre estratégias, planejamento e implementação de filas.

Você também vê um gemfile dos sonhos, detalhes de um incidente do Google Cloud GCVE, como se faz o gerenciamento de vulnerabilidades de endpoint, porque ter um diário de desenvolvimento e como a filosofia “sem portas erradas” pode beneficiar times de tecnologia.

Boa leitura!

FILAS

Vários pinguins andando em fila no gelo.
Planejando filas com Sidekiq

Sidekiq é uma ferramenta de processamento de filas em Ruby on Rails e, nesse artigo, o autor discute as melhores práticas para otimizar seu uso. Ele aborda estratégias de priorização de tarefas, configuração de filas, monitoramento e escalabilidade, inclusive definindo alguns fatores-chave para se considerar no planejamento do uso da ferramenta.

Estudo interativo de estratégias de filas

Esse artigo explora o conceito de filas e suas diversas estratégias de implementação em sistemas distribuídos e aplicações orientadas a eventos. Diferentes tipos de filas, como FIFO, LIFO e prioritárias, são apresentados de forma interativa, indicando seus respectivos casos de uso.

Filas multi-tenant no Postgres

Implementar filas multi-tenant (ou multi-inquilino, em livre tradução) é uma estratégia para otimizar o desempenho e a confiabilidade em sistemas com múltiplos usuários. Através de técnicas como particionamento e ordenação, o sistema garante que cada usuário tenha acesso equitativo à fila, mesmo em cenários de alta carga. Esse texto detalha o processo de implementação e os benefícios de utilizar filas multi-tenant no Postgres.

CAMPUSCODERS INDICAM

Ilustração que mostra um personagem dormindo em uma cama, com um livro no colo e um balão de pensamento com ícones de várias gems.
Gemfile dos sonhos

O autor desse artigo compartilha as principais bibliotecas utilizadas no desenvolvimento de aplicações Rails na consultoria de código onde trabalha, além de contar sua experiência e a filosofia na escolha dessas gems. A lista inclui ferramentas para diversos aspectos do desenvolvimento, desde a configuração básica da aplicação até a otimização de desempenho e confiabilidade.

Detalhes do incidente do Google Cloud GCVE

Em maio de 2024, um incidente no Google Cloud afetou um único cliente, a UniSuper, na Austrália. O problema resultou na exclusão acidental da configuração de máquinas virtuais (VMs) em um ambiente privado do Google Cloud VMware Engine (GCVE) e, nesse texto, eles compartilham o que de fato ocorreu e como a ocorrência foi solucionada.

Gerenciamento de vulnerabilidades de endpoint

Já imaginou ter mais de 5 mil dispositivos de equipe ligados ao seu sistema, de tipos diferentes e localizados ao redor do mundo, e ainda garantir segurança de informação no seu negócio? Esse artigo detalha a abordagem do Canva para gerenciar vulnerabilidades em endpoints em grande escala, mostrando diversas ferramentas e técnicas que a equipe da empresa utiliza para proteger seus sistemas de vulnerabilidades.

Você deveria ter um diário

Este hábito comum durante a juventude deveria ser resgatado, mas agora com uma cara diferente: um diário da pessoa desenvolvedora. O autor desse artigo mostra como escrever sobre seu trabalho ajuda a processar ideias abstratas, documentar soluções de problemas, acompanhar o progresso e aprimorar as habilidades.

Sem portas erradas

Esse texto aborda a filosofia "no wrong doors" (ou “sem portas erradas”, em português), que busca garantir que as pessoas que buscam ajuda, mesmo que no lugar errado, sejam acolhidas e direcionadas para o suporte adequado. A ideia vem de organizações governamentais, que costumam ter muita burocracia para o público, mas o autor mostra como times de desenvolvimento poderiam se beneficiar dela.

Campuscoders que contribuíram com a curadoria da semana: André Benjamim e Ederson de Lima 💚

Campus Code