Hey! Tudo bem?
Com uma sintaxe clara e uma comunidade acolhedora, Ruby é uma excelente opção para começar os estudos em desenvolvimento web. Mas, apesar de uma aparente simplicidade, a linguagem é frequentemente escolhida para novos projetos no mercado tecnológico por várias razões, que vão desde sua filosofia de design até a eficiência proporcionada por seu ecossistema, com uma vasta gama de ferramentas e bibliotecas que cobrem praticamente todas as necessidades de desenvolvimento. Para te ajudar a aprofundar nela, selecionamos alguns artigos e um livro gratuito.
Você também vê relatos e percepções da primeira experiência de trabalho de um engenheiro de software, uma discussão sobre a relevância de minificação de CSS, 45 perguntas para se fazer antes de modelar a autorização em aplicações web, como projetar APIs de alta performance e estratégias para lidar com erros de APIs externas.
Boa leitura!
RUBY
Gerado por IA.
Se quer eficiência, mantenha sua aplicação Ruby atualizada
Uma das boas práticas em desenvolvimento web é atualizar regularmente as dependências e a própria linguagem. Isso vai garantir que seu projeto se beneficie das melhorias de desempenho, novas funcionalidades e correções de vulnerabilidades nas versões mais recentes do Ruby. O autor desse artigo compartilha um experimento comparando a performance de `loops while` e `Kernel#times` em diferentes versões do Ruby para demonstrar melhorias substanciais nas últimas versões da linguagem.
Padrão de Requisição Encadeável em Ruby
Esse artigo fala sobre o chamado “Chainable Request PatternM” (ou Padrão de Requisição Encadeável, em português), uma técnica avançada que permite encapsular requisições de API em transações com suporte a rollback automático em caso de erro. Esse padrão é útil para criar sequências de métodos que podem ser chamados um após o outro, resultando em código mais limpo e fácil de manter.
Livro: Ruby Science
Esse livro da Thoughtbot explora práticas e técnicas para escrever melhores aplicações Ruby, sempre focando na importância de escrever código limpo e de fácil manutenção, utilizando princípios de engenharia de software para criar programas eficientes e fáceis de entender. Disponível gratuitamente e na íntegra no link acima.
CAMPUSCODERS INDICAM
Meu primeiro mês como engenheiro de software
Nesse relato, o autor compartilha a experiência dos seus primeiros 30 dias de trabalho como engenheiro de software, após fazer uma transição de carreira. Ele conta mais sobre como lidou com a necessidade de corresponder às expectativas da empresa e com os desafios técnicos com programação orientada a objetos e SQL, trazendo reflexões importantes para quem está iniciando a carreira dev.
Vamos falar sobre minificação de CSS
A minificação, que remove espaços em branco desnecessários dos arquivos CSS para reduzir seu tamanho, era uma prática comum para otimizar o desempenho de sites. Mas será que ainda é relevante na programação moderna?
45 perguntas para se fazer antes de modelar a autorização
Esse artigo aborda 45 questões essenciais que devem ser consideradas ao modelar a autorização em aplicativos, cobrindo tópicos como escopo, granularidade, gestão de políticas, auditoria, integração, desempenho e segurança.
Projetando APIs de alta performance
Para atender às demandas da era digital, é necessário que as APIs sejam bem projetadas para garantir uma experiência de usuário fluida, otimizar a eficiência de custos, aumentar a produtividade da equipe de desenvolvimento e contribuir para o sucesso geral do negócio. Nesse artigo, você encontra 5 princípios fundamentais para projetar APIs de alto desempenho.
Abordagem transacional para lidar com erros de APIs externas
Esse artigo explora estratégias para lidar com erros ao integrar APIs externas usando uma abordagem transacional, que garante que as operações sejam executadas de forma consistente, mesmo em caso de falhas, visando tornar os fluxos de trabalho tolerantes a falhas e retomáveis.
Campuscoders que contribuíram com a curadoria da semana: André Benjamim e André Kanamura 💚