Hey! Tudo bem?
Nesta edição temos mais artigos para evoluir e levar seus projetos Ruby a outro nível. Os conteúdos vão te ajudar a dominar paralelismo e concorrência, entender como utilizar forking da melhor forma e um relato de atualização de versões em um projeto Ruby on Rails.
Você também conhece uma nova linguagem de programação – a Gleam –, vê como implementar pipes rápidos em sistemas Linux, como utilizar Husky e lint-staged para pré-commit em React, um compilado do que você precisa saber sobre requisitos de software e o que é a idempotência em arquiteturas serverless na AWS.
Boa leitura!
RUBY E RAILS
Dominando paralelismo e concorrência em Ruby
Nesse artigo você vai aprender mais sobre o uso de paralelismo e concorrência em Ruby, desde os conceitos básicos até sua aplicação em contextos reais. O autor fornece exemplos práticos e cenários de uso para demonstrar como otimizar a execução de tarefas simultâneas, lidar com threads, processos e outras técnicas para melhorar o desempenho e a escalabilidade das aplicações.
A arte do forking
Você sabe como utilizar a técnica de forking em Ruby para melhorar a escalabilidade das aplicações? Esse texto mostra como o forking permite executar tarefas em paralelo, além de explorar os desafios e as melhores práticas para uma implementação eficaz, especialmente em ambientes de servidor.
Atualização de versões em projetos Rails
O autor desse artigo descreve o processo de atualização de um projeto Rails para a versão 7.1, incluindo a migração para o Ruby 3.3 e a integração do jemalloc, um alocador de memória alternativo. Ele detalha os passos para realizar a atualização, como instalar as novas versões do Rails e do Ruby, configurar o jemalloc e ajustar o Gemfile.
CAMPUSCODERS INDICAM
Gleam, uma nova linguagem de programação
Conheça a Gleam, uma nova linguagem de programação estática e funcional para máquina virtual Erlang. Ela foi projetada para ser segura, concisa e eficiente, e promete tornar o desenvolvimento de sistemas de software previsível, livre de estresse e agradável. E o melhor: é fácil de aprender e ler! Confira, nesse anúncio de lançamento, quais são os principais recursos e melhorias introduzidos nesta primeira versão estável.
Pipes rápidos em sistemas Linux
Esse artigo explora a implementação de pipes Unix no Linux durante a otimização iterativa de um programa de teste que escreve e lê dados através de pipes. Na busca por ganhar velocidade na comunicação entre processos, o autor consegue melhorar o desempenho vinte vezes a partir de técnicas como "vmsplice" e "splice".
Husky e lint-staged para pré-commit em React
Nesse artigo, o campuscoder Eduardo Gris explora o uso do Husky e do lint-staged para implementar verificações de linting em projetos React antes de realizar de commits no Git, explicando como configurar essas ferramentas para automatizar a execução de verificações de estilo de código e a correção de problemas antes que o código seja confirmado no repositório.
Tudo o que você precisa saber sobre requisitos de software
Essa leitura vai te ajudar a compreender os aspectos fundamentais relacionados aos requisitos de software e sua importância no ciclo de vida do desenvolvimento, além de trazer insights sobre como identificar, documentar e gerenciar efetivamente os requisitos de um projeto.
Idempotência em arquiteturas serverless na AWS
A idempotência garante que uma operação, mesmo executada várias vezes, produza o mesmo resultado final. Nesse artigo, você compreende o conceito de idempotência em arquiteturas serverless na AWS e sua importância para garantir a consistência e a confiabilidade das operações em sistemas distribuídos, além de descobrir quais são os desafios da implementação de operações idempotentes.
Campuscoders que contribuíram com a curadoria da semana: André Benjamim, Danilo Nascimento, Eduardo Gris, João Almeida e Mateus Oliveira 💚