coding weekly #281

Newsletters - 21/Fev/2024 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 281 - Fevereiro de 2024

Hey! Tudo bem?

Imagine criar uma pequena aplicação para avaliar colegas de faculdade. Agora imagine ela se tornar uma rede social gigante com milhões de usuários poucos anos depois. Olhando pelo lado tecnológico, parece loucura o nível de evolução, mas perfeitamente possível se você compreender as possibilidades de uma arquitetura de sistemas voltada para a escalabilidade. Sendo um conjunto de padrões e práticas projetados para permitir que uma aplicação web cresça de forma eficiente e sustentável, permite o aumento da demanda e do tráfego, incluindo picos de acesso. Por isso, selecionamos alguns artigos para aprofundar os conhecimentos nessa área.

Você também vê uma oportunidade de começar a carreira dev de forma 100% gratuita e online, dicas de estudo para se manter em dia em TI, o que faz o método `regroup` do Active Record no Rails 7.1, como o Sidekiq funciona, o que são argumentos posicionais em Ruby e 3 perguntas que te farão um patinho de borracha fenomenal.

Boa leitura!

ARQUITETURA PARA ESCALAR APLICAÇÕES

Exemplo de diagrama de arquitetura de software.
Introdução a arquitetura de sistemas para escalabilidade

No ensino de ciências da computação, o padrão é vermos conceitos básicos para a construção de sistemas escaláveis, mas o que muitas vezes acontece na prática é que acabamos aprendendo enquanto trabalhamos em um produto que está crescendo. Para ajudar, esse artigo destrincha um pouco sobre arquitetura de software com escalabilidade.

Escalando aplicações com AWS

Já imaginou construir uma aplicação e escalar de zero a 10 milhões de usuários? Esse artigo compartilha a jornada de duas pessoas desenvolvedoras nesse cenário

Como usar o modelo de atores virtuais para escalar sua aplicação

No passado, era possível desenvolver aplicações sem grandes preocupações com escalabilidade. Atualmente, lidar com grande volume de dados é um fator essencial para a performance das aplicações e existem diversas soluções. Uma delas é o modelo de atores virtuais, que é apresentado neste texto.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A TURMA 12 DO TREINADEV

As inscrições para a Turma 12, do TreinaDev, já estão abertas em treinadev.com.br . Esta edição do programa busca pessoas que tenham interesse em começar a carreira dev através de uma experiência única, totalmente mão na massa. Serão muitos conteúdos exclusivos ao longo da jornada, até chegar a um treinamento focado em desafios e uma vivência em time de desenvolvimento. Tudo isso de forma 100% gratuita e online, contando com o cuidado e carinho de nossa equipe. Para saber mais, falamos sobre o processo seletivo e sobre o que uma empresa espera de devs iniciantes.

CAMPUSCODERS INDICAM

Trecho de um anime em que um rapaz está estudando em uma escrivaninha, com muitas folhas à mesa. Há um efeito de vento, dando a ideia de rapidez.
Dicas de estudo para se manter em dia em TI

No mundo da tecnologia, é muito comum ouvirmos a frase “você vai ser estudante pra sempre”, já que precisaremos ficar de olho nas novidades da área o tempo todo, além de aprofundar os conhecimentos que já possuímos. O campuscoder Felipe Murakami compartilha algumas dicas para facilitar esse processo.

Rails 7.1 introduz o método `regroup` do Active Record

Veja como o método `regroup` funciona e como ele pode ser usado para agrupar resultados de consultas em uma coleção de objetos aninhados, facilitando a manipulação e apresentação de dados complexos em aplicações Rails.

Como o Sidekiq funciona

O Sidekiq é um popular framework de processamento de tarefas em segundo plano para aplicações Ruby on Rails. Nesse artigo, você vai conhecer mais sobre seus mecanismos internos e como ele mantém sua performance e confiabilidade, desde a gestão de threads até o gerenciamento de trabalhos em fila.

Argumentos posicionais em Ruby

Entenda o que são argumentos posicionais em Ruby, explorando sua sintaxe, funcionalidade e melhores práticas para sua utilização.

3 perguntas que te farão um patinho de borracha fenomenal

Rubber duck debugging (depuração com um pato de borracha) é uma técnica para auxiliar na solução de problemas de codificação através da verbalização em voz alta. Esse texto sugere três perguntas simples, mas poderosas, e que podem transformar sua abordagem para entender melhor o problema e encontrar soluções de forma mais eficiente.

Campuscoders que contribuíram com a curadoria da semana: André Benjamim, Danilo Nascimento, Diogo Oliveira, Ederson de Lima e Felipe Murakami 💚

Campus Code