Hey! Tudo bem?
Já parou pra pensar como é raro encontrar projetos de desenvolvimento web que não precisem lidar com bancos de dados? Isso porque a programação moderna trabalha com armazenamento de dados de todos os tipos, desde os relacionados ao acesso das pessoas usuárias até informações que garantem o funcionamento de plugins e outras ferramentas. O PostgreSQL é, talvez, o sistema mais usado atualmente para coletar e tratar essas informações em massa, especialmente por ter código aberto e oferecer um gerenciamento bastante avançado. Selecionamos artigos que vão te possibilitar aprofundar seus conhecimentos na tecnologia.
Você também vê uma apresentação de Ruvy (sim, com V mesmo), uma miscelânea de fatos sobre Git, uma defesa do porquê usar httpx em Ruby, como organizar múltiplas identidades Git e diferentes usos para o console.log em JavaScript.
Boa leitura!
POSTGRESQL
Como reduzir o tamanho do seu banco de dados em PostgreSQL
Você passa a receber notificações indicando que seu banco de dados PostgreSQL está lento, continuamente atingindo seu espaço de armazenamento máximo. Sendo a pessoa responsável, o que deve fazer? Pensando na importância da otimização e limpeza periódica de bancos de dados para a diminuição do impacto no desempenho e no uso de recursos, esse artigo explora várias estratégias para reduzir o tamanho deles, com dicas e práticas recomendadas.
Compreendendo índices no PostgreSQL
Existem três tipos de pessoas desenvolvedoras: aquelas que sabem que índices aceleram consultas, as que sabem que índices aceleram consultas e ocupam espaço adicional e as que têm um conhecimento mais profundo e conseguem extrair o máximo de benefícios dos índices. Se você faz parte de um dos dois primeiros grupos, esse artigo vai te ajudar a entender melhor sobre a criação, manutenção e otimização dos índices SQL e como eles podem auxiliar o planejador de consultas no PostgreSQL, acelerando a recuperação de dados em tabelas.
Trabalhando com dinheiro no Postgres
Seria ótimo se o dinheiro funcionasse como o tempo no Postgres, podendo ser armazenado de uma forma canônica e funcionando globalmente. Infelizmente, trabalhar com valores monetários é uma questão bem diferente. Esse texto aborda questões relacionadas à representação, armazenamento e manipulação de valores monetários, destacando a importância da precisão e da conformidade com padrões financeiros ao lidar com dinheiro em aplicações. A autora discute, também, as melhores práticas e considerações essenciais ao lidar com dinheiro em um ambiente de banco de dados.
O futuro do Rails em debate
A Rails World, que aconteceu em Amsterdã no início de outubro deste ano, trouxe as mais recentes notícias sobre Ruby on Rails. Para te atualizar sobre todas as novidades do framework mais amado pelos rubistas, Rafael França, core committer do Rails, e Cirdes Henrique, fundador da Linkana e do Tropical Ruby, vão bater um papo na segunda-feira, 30/10, às 20h, no canal da Ada. Você pode acessar aqui.
CAMPUSCODERS INDICAM
Apresentando Ruvy
Recentemente foi disponibilizado o projeto de código aberto chamado Ruvy, que nada mais é que uma cadeia de ferramentas que recebe código Ruby como entrada e cria um módulo WebAssembly para executar esse código Ruby. Construído sobre o ruby.wasm, o Ruvy visa aproveitar melhorias de desempenho e simplificar a execução do módulo Wasm, e você pode ver mais detalhes nesse artigo.
Fatos sobre Git
Ao explorar o funcionamento do sistema de controle de versão Git, surgem algumas curiosidades interessantes que podem não ser tão evidentes à primeira vista. Esse texto traz tópicos variados, desde dicas e truques para aprimorar o uso do Git até informações sobre o seu funcionamento interno e como ele lida com questões específicas, como a equivalência entre "índice", "área de staging" e "--cached", a estrutura de commits por trás do comando git stash e a natureza não vazia de commits de merge. Essas percepções desmistificam aspectos do Git, proporcionando insights valiosos que que vão te ajudar a aprimorar o entendimento sobre esta ferramenta.
Estado dos clientes HTTP em Ruby: Por que usar httpx
Muitos clientes HTTP utilizados desde os tempos áureos do Ruby estão desatualizados ou quebrados. Aqui, você vê porque o httpx, um cliente HTTP criado em 2017, ainda é uma escolha interessante, com detalhes de suas suas funcionalidades e vantagens em comparação com outras alternativas mais populares.
Organizando múltiplas identidades Git
A gestão de múltiplas identidades Git, especialmente quando se trabalha em diferentes contextos ou projetos que requerem configurações de usuário e email específicas, pode ser simplificada ao organizar os repositórios em três níveis. Esse artigo apresenta a estrutura de diretórios e como a configuração condicional no arquivo .gitconfig permite a seleção de identidades específicas para cada contexto, facilitando o processo de integração em projetos.
Diferentes usos do console.log - debugging em JavaScript
Se você trabalha com JavaScript, então já deve saber do que se trata o “console.log”, já que é bastante comum inseri-lo no código para logar algo de maneira simples e rápida. Mas esse artigo mostra outras abordagens úteis para utilizar a função “console.log()” de maneira mais eficiente em diversos cenários, e que podem ser mais informativas e interessantes para o fluxo de trabalho diário de desenvolvimento.
Campuscoders que contribuíram com a curadoria da semana: André Benjamim, Danilo Nascimento, Ederson de Lima e João do Vale 💚