Hey! Tudo bem?
Em 2020, a equipe que mantém o React introduziu o conceito revolucionário de “Zero-Bundle-Size React Server Components” (ou, em português, componentes React de tamanho zero no servidor). Desde então, a forma como desenvolvemos interfaces de usuário mudou significativamente. Selecionamos alguns artigos para te ajudar a compreender melhor o que são os componentes React no servidor, como utilizá-los e por que geram ganho em performance na sua aplicação.
Você também vê usos avançados do Devise para Rails, como proporcionar inclusão através das escolhas das pessoas usuárias, alguns usos do extract em TypeScript, um deploy de uma aplicação Phoenix em Kubernetes e quais cuidados ter com o raw em arquivos ERB.
Boa leitura!
COMPONENTES REACT NO SERVIDOR
O que são React Server Components
React Server Components (RSCs ou componentes React no servidor, em português) são uma forma de implementação em React que busca diminuir o tempo de resposta de algumas requisições. Nesse artigo você vai entender melhor o que são, como são utilizados e quais os principais problemas que resolvem.
Como e porque usar RSCs
Explore a nova abordagem com Server Components (componentes do servidor) e entenda como ela torna o desenvolvimento mais estruturado, além de exemplos de implementação.
Aprofundando em RSCs
Os React Server Components expandem os limites do React, tornando-o ainda mais poderoso. Saiba mais sobre os ganhos que esses componentes proporcionam e quando adotá-los em suas aplicações.
CAMPUSCODERS INDICAM
Usos avançados do Devise para Rails
Devise é uma ferramenta bastante famosa que costuma ser integrada em diversas aplicações Rails para realizar autenticação de usuários. Esse artigo explora algumas características mais avançadas do Devise, como OmniAuth, autenticação API e Authtrail.
CSS e acessibilidade: inclusão através de escolhas de quem usa
Embora as equipes de design e desenvolvimento tenham uma compreensão generalizada das necessidades das pessoas usuárias, entender as inúmeras deficiências e suas variadas demandas por tecnologias assistivas é algo bastante complexo. Uma alternativa para ajudar com essa tarefa são as CSS Media Features, funcionalidades que permitem capturar as preferências de usabilidade e customizar a experiência. Nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre elas e como implementá-las em suas aplicações.
Usos do extract em TypeScript
Extract é um helper bastante útil do TypeScript que permite trabalhar com tipos Union. Conheça seus diferentes usos.
Deploy de uma aplicação Phoenix em Kubernetes
Acompanhe um passo a passo de como publicar uma aplicação Elixir com Phoenix utilizando Kubernetes
Cuidados com o raw em arquivos ERB
O framework de desenvolvimento web Rails possui mecanismos de segurança para facilitar a criação de aplicações, evitando algumas vulnerabilidades. Mas é preciso ter atenção a alguns pontos do código, como o uso de raw nos arquivos ERB.
Campuscoders que contribuíram com a curadoria da semana: André Benjamim, André Kanamura e Ederson de Lima 💚