Hey! Tudo bem?
Trabalhar com uma linguagem de programação implica em estudá-la o tempo todo, já que diversos desafios certamente vão aparecer conforme a aplicação evolui. E a cada nova aplicação, também vêm novos desafios. Em Elixir não é diferente, então selecionamos alguns artigos para aprofundar em organização de código, estrutura para serviços concorrentes e resilientes, e automatização de CRUDs.
Você também vê como ícones podem arruinar interfaces, dicas para remover código morto em Ruby, esquemas de design de sistemas em imagens, um relato de escrita e distribuição de uma ferramenta CLI em Crystal e como analisar suas animações em câmera lenta com o Chrome DevTools.
Boa leitura!
ELIXIR
Contextos em Elixir
Organizar código pode ser algo complicado, principalmente manter essa organização conforme o código cresce. Em Elixir, existe um conceito chamado “contexto” que pode ajudar bastante nessa tarefa e, nesse artigo, você vai aprender um pouco mais sobre essa técnica e como utilizá-la em suas aplicações.
Como construir um serviço resiliente e concorrente em Elixir
A construção de serviços altamente concorrentes e resilientes em Elixir pode parecer uma tarefa complexa, mas, mesmo em diferentes serviços, é possível notar uma fórmula ou estrutura que se repete. Nesse texto, o autor mostra como percebeu essa estrutura, explica conceitos como tolerância a falhas e concorrência, e propõe como utilizar essa “receita” para melhorar o seu próximo projeto ou incrementar seus projetos atuais.
Automatizando CRUDs com macros em Elixir
Ao lidar com gerenciamento de aplicações e base de dados, é muito comum realizar o processo CRUD (Create, Read, Update, Delete). Elixir possui uma feature chamada “macros”, que torna o processo de criar operações CRUD muito mais simples e esse artigo mostra a aplicação dessa ferramenta.
CAMPUSCODERS INDICAM
Como ícones podem arruinar interfaces
O uso excessivo de ícones em interfaces de usuário, por vezes sem identificação textual, pode dificultar o uso de um site ou aplicação. Esse artigo oferece uma perspectiva reflexiva sobre a maneira que incorporamos elementos visuais e os desafios de usabilidade que essas decisões podem apresentar, principalmente para pessoas menos familiarizadas com a web.
Como remover código morto em Ruby
Com alguma frequência, features planejadas acabam não sendo realmente utilizadas. Mas, só por estarem na aplicação, essas features terão que ser mantidas, o que pode gerar custos e prejudicar a qualidade do código. Nesse artigo você vai conhecer 4 estratégias para encontrar e lidar com código morto em aplicações Ruby.
Design de sistemas em imagens
Elaborar a arquitetura de software demanda considerar muitas responsabilidades e contextos. Para te ajudar a tornar esse processo mais gerenciável, esse artigo explora alguns conceitos e componentes chave como DNS, balanceamento de carga e API Gateway, tudo organizado em diagramas para você consultar a qualquer momento.
Do Ruby para o Crystal: escrevendo e distribuindo uma ferramenta CLI
Crystal é uma linguagem de programação relativamente nova, em desenvolvimento ativo desde 2014 e que oferece tipagem estática com um conforto de uso similar ao do Ruby. Aqui você encontra um pouco mais sobre a linguagem enquanto acompanha o autor na aventura de escrever uma ferramenta CLI em Crystal.
Animações em câmera lenta com Chrome Devtools
Descubra como as ferramentas de desenvolvimento do Chrome permitem analisar suas animações em câmera lenta, ajudando a identificar problemas complexos de transição e visualização.
Campuscoders que contribuíram com a curadoria da semana: André Benjamim, Diana Regina e Ederson de Lima 💚