Hey! Tudo bem?
Você já deve ter ouvido dizer que é possível criar desde jogos a aplicações web complexas com Elixir. O fato é que versatilidade é um dos motivos da linguagem estar em alta no mundo da tecnologia, e isso significa que há muito a ser explorado se você quiser aprender e trabalhar com ela. Por isso, nós separamos alguns artigos que vão te ajudar nessa jornada.
Você também vê o que são os URI components no Ruby 3.2, como funciona o gerenciamento de acesso em AWS IAM, um guia de TypeScript para iniciantes, um conteúdo bastante completo sobre roteador Rails e uma reflexão sobre a importância de prazos na tecnologia.
Boa leitura!
ELIXIR
O que é um processo em Elixir
Em Elixir, é possível que vários processos sejam executados em paralelo sem afetar o desempenho do sistema e você entende o porquê nesse artigo. A partir de um exemplo de aplicação, o autor explica o conceito de processos na linguagem e mostra como são leves e escaláveis. Dica do André Benjamim.
Como usar o Rayex (Raylib para Elixir)
Rayex é uma implementação da biblioteca Raylib para criar jogos em Elixir. Veja um exemplo prático de sua aplicação e como pode ser usada para criar gráficos em jogos. Dica do Ederson de Lima.
Como criar um bot para Twitter com Phoenix e Elixir
O Twitter possui uma API com a qual podemos interagir e, nesse artigo, você verá um tutorial para criar um bot para a plataforma utilizando Elixir e Phoenix. Dica do Ederson de Lima.
CAMPUSCODERS INDICAM
URI components no Ruby 3.2
A versão 3.2 do Ruby foi lançada com um novo método CGI.escapeURIComponent, nesse artigo você encontra tudo o que precisa saber sobre ele. Dica do Ederson de Lima.
Gerenciamento de acesso em AWS IAM
Na AWS são oferecidos diversos serviços incluindo o AWS IAM, que é responsável por gerenciar as permissões de acesso de forma segura. Saiba melhor como os papéis da AWS IAM funcionam. Dica do André Benjamim.
TypeScript para iniciantes
TypeScript é uma linguagem de programação bastante utilizada atualmente e, por essa razão, pode ser interessante dedicar um pouco de tempo para aprendê-la. Nesse guia você verá algumas dicas para começar na linguagem. Dica do João Henrique do Vale.
Compreendendo o roteador Rails
O roteador é o ponto de entrada da sua aplicação Rails, mapeando as requisições HTTP para os controllers e suas actions e filtrando ou rejeitando requisições caso necessário. Nesse artigo, veja em mais detalhes o conceito e funcionamento do roteador Rails, parte essencial do framework Ruby on Rails, além de alguns exemplos práticos de como usá-lo adequadamente. Dica do Ederson de Lima.
A importância de prazos na tecnologia
Prazos podem ser vistos como uma forma de “tecnologia” que nos ajuda a criar, comunicar e colaborar, não sendo apenas uma restrição arbitrária, mas uma ferramenta poderosa que permite focar no essencial. Aqui você vê uma discussão sobre a importância dos prazos para a nossa área e algumas dicas práticas para aplicá-los de forma criativa e eficaz. Dica do André Benjamim.