coding weekly #232

Newsletters - 15/Fev/2023 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 232 - Fevereiro de 2023

Hey! Tudo bem?

Ruby é a linguagem amiga da pessoa programadora, mas não é nada simplória. Não só é possível utilizá-la em aplicações complexas, como muitas empresas a utilizam em serviços globais, como o próprio GitHub e a gigante Shopify. Isso porque a linguagem oferece recursos para lidar com diferentes regras de negócio e propõe o uso de boas práticas bem documentadas, facilitando a posteridade e escalabilidade das aplicações. Para te ajudar a evoluir seus conhecimentos em Ruby, selecionamos alguns artigos além do básico.

E se você quer começar carreira em desenvolvimento web, esta é a última semana para se inscrever no TreinaDev, nosso programa de formação 100% gratuito que utiliza Ruby como ferramenta de aprendizado para rotinas de desenvolvimento.

Você também vê algumas funcionalidades do Active Support que talvez você não conheça, porque o conceito dev full stack está perdendo forças no mercado, um guia para documentação de arquitetura de software e dicas para ser uma boa pessoa desenvolvedora.

Boa leitura!

APROFUNDANDO EM RUBY

Logo de Ruby sobre um fundo animado que sugere estar aprofundando em um túnel, que vai se iluminando apenas pela luz vermelha que sai do rubi.
Uma aventura com Ruby assíncrono

A versão 3 do Ruby introduziu uma nova funcionalidade chamada Fiber, que é utilizada para lidar com tarefas concorrentes. Nesse artigo o autor compartilha sua experiência implementando Fiber para trabalhar com trechos dinâmicos de textos carregados com requisições HTTP. Dica do André Kanamura.

Evitando vazamento de memória chamando métodos Ruby em C

Vazamentos de memória são problemas difíceis de serem resolvidos, uma vez que podem ser complexos de localizar. Usar rb_funcall em C pode gerar um problema nesse sentido, mas esse artigo traz uma possível alternativa. Dica do André Kanamura.

O método method em Ruby

Ruby é uma linguagem de programação amada por muitas pessoas. Ela apresenta uma série de funcionalidades que facilitam o trabalho de quem desenvolve software. Uma dessas estruturas interessantes é o método method. Dica do André Benjamim.

Impressões sobre uso de GraphQL com Ruby

GraphQL é uma linguagem de consulta voltada a servidores para APIs. Nesse artigo você verá as principais impressões do autor sobre sua experiência usando GraphQL com Ruby e JavaScript. Dica do André Benjamim.

Nosso programa de formação em desenvolvimento web está com inscrições abertas e todas as pessoas que têm interesse em impulsionar a carreira podem participar. E o melhor: é 100% gratuito e totalmente online! O processo seletivo é focado em aprendizado desde o primeiro dia, com conteúdos exclusivos e desafios de código. Ao final, a gente treina você com todas as boas práticas e te ajuda a desenvolver habilidades além do código através de uma vivência em time de desenvolvimento. Contamos mais detalhes na Live de Lançamento.

CAMPUSCODERS INDICAM

Captura de tela do cabeçalho da documentação Ruby sobre Active Support.
Funcionalidades do Active Support que talvez você não conheça

Active Support é uma biblioteca que faz parte do framework Rails e contém uma série de funcionalidades poderosas, mas nesse artigo talvez você encontre algumas que ainda não conhece. Dica do André Benjamim.

Você nunca será uma pessoa desenvolvedora Full-Stack

Talvez isso fosse possível anos atrás, mas, com a expansão das tecnologias, torna-se cada vez mais necessária a colaboração entre especialistas nas diferentes áreas. Esse artigo traz reflexões sobre essa grande escolha de carreira. Dica do André Kanamura.

Guia para documentação de arquitetura de software

Por mais que exista a ideia de que o código documenta o sistema e, portanto, não há necessidade de outras documentações, existem diversas coisas que o código não consegue responder, como as decisões sobre a arquitetura e os argumentos, requerimentos e objetivos do sistema, entre outras. Dessa forma, documentar a arquitetura do seu software vai auxiliar o código a contar toda a história da aplicação. Nesse artigo você vai entender e aprender mais sobre como e porquê criar essa documentação. Dica do André Benjamim.

Como ser uma boa pessoa desenvolvedora

Nesse artigo você encontra 20 dicas para melhorar seu caminho em busca de se tornar uma boa pessoa desenvolvedora, além de entender o que exatamente significa ser essa pessoa. Dica do André Kanamura.

Campus Code