Hey! Tudo bem?
Se você desenvolve software em Ruby e utiliza TDD (desenvolvimento orientado a testes) nos seus projetos, provavelmente lida com RSpec no dia a dia. Com a promessa de aumentar a produtividade, ela permite que sejam feitos testes a partir do comportamento do código que está sendo escrito, facilitando o trabalho da pessoa desenvolvedora. Por isso, selecionamos conteúdos para te ajudar a aprofundar em sua utilização e garantir o melhor aproveitamento
Você também vê como utilizar Sorbet para checagem de tipos com Ruby, uma introdução a Graph Machine Learning, como funciona o operador satisfies da nova versão de TypeScript, como os bancos de dados trabalham em uma aplicação e um comparativo entre index merges e composite indexes em bancos de dados Postgres e MySQL.
Boa leitura!
RSPEC
Ei, RSpec, cadê a classe que estava aqui?
O ActiveSupport#descendants
pode ser lento e, em sistemas maiores, com várias camadas de descendants, encontrar todos pode consumir muito tempo. Ao tentar otimizar a velocidade, Maciej Mensfeld se deparou com uma de suas cinco classes desaparecendo e compartilhou a razão nesse artigo, além de parte do processo investigativo e a solução para este problema. Dica do
Ederson de Lima.
Usando client stubs para testes de integração fáceis e confiáveis
Nesse artigo, o dev Fabio Perrella mostra os benefícios de implementar um client stub na sua client gem para realizar testes de integração e dá dicas de como fazê-lo. O autor traz também um comparativo entre as diferentes abordagens, como VCR, mocks/stubs e o próprio Client Stub. Dica do André Benjamim.
2 maneiras de testar as mensagens de log do Rails com o RSpec
Testar mensagens de log é uma das coisas que não se faz regularmente e geralmente precisamos pesquisar para encontrar como fazer. Nesse artigo você encontra duas abordagens diferentes para testar as mensagens utilizando o RSpec, além de um breve comparativo entre elas. Dica do Weslley Campos.
CAMPUSCODERS INDICAM
Como utilizar Sorbet para checagem de tipos com Ruby
Ruby é uma linguagem de programação de tipagem dinâmica. Mas, se você quiser aproveitar as vantagens do Ruby com a segurança da tipagem estática, pode utilizar o Sorbet, que é uma ferramenta de checagem de tipos 100% compatível com a linguagem. Esse artigo te ensina a utilizá-la. Dica do Ederson de Lima.
Uma introdução a Graph Machine Learning
Nesse material você encontra os conceitos básicos de Graph Machine Learning: o que são graphs, sua usabilidade e como representá-los. Conheça também como funciona uma aprendizagem baseada em graphs, desde os métodos pré-neurais até o que comumente chamamos de Graph Neural Networks, além de uma breve exploração de Transformers para graphs. Dica do Ederson de Lima.
Operador satisfies em TypeScript
Na versão 4.9, o TypeScript vem com um novo operador para configuração type-safe e você descobre mais sobre ela nesse artigo. Dica do Patrick Natan.
Como funcionam os bancos de dados de uma aplicação?
Em qualquer aplicação, dados são temporariamente armazenados em memória para depois serem persistidos no banco de dados. Mas, como exatamente essas informações são salvas no banco? Dica do Ederson de Lima.
Index merges e composite indexes em bancos de dados Postgres e MySQL
Dependendo do tamanho e da finalidade do seu software, pode ser de grande importância otimizar a velocidade com que sua aplicação trabalha com o banco de dados. Nesse artigo você vê uma comparação de duas estratégias de indexação no Postgres e MySQL. Dica do André Benjamim.