Hey! Tudo bem?
React é um divisor de águas no desenvolvimento front-end para JavaScript. Com quase 10 anos de lançamento, permanece como uma das tecnologias mais utilizadas na área, uma vez que oferece variadas possibilidades para tratar interfaces de usuário em software. Nesta edição selecionamos alguns artigos para você evoluir na aplicação da biblioteca.
Você também vê o que há de novo no IRB do Ruby 3.2, porque usar UUID como chave primária em bancos de dados não é uma boa ideia, a importância da documentação de software, como criar uma aplicação para acompanhar resultados de jogos em tempo real e um comparativo explicado entre gRPC e GraphQL.
Boa leitura!
REACT
Utilizando o método debug da biblioteca de testes do React
Testar uma aplicação antes de fazer o deploy para produção garante um produto livre de erros e que funciona como o esperado, e entender como fazer testes e debug em seu código é uma habilidade essencial para crescer como pessoa desenvolvedora. Esse artigo mostra como utilizar o método debug, presente na biblioteca de testes do React, para identificar e analisar erros em testes. Dica do André Benjamim.
Como criar uma aplicação React com o bun
Bun é uma nova runtime JavaScript, como Node e Deno, que foi criada com foco no desempenho e na facilidade de uso, por isso já conta com bundler, transpiler e gerenciamento de pacotes nativamente. Veja o passo a passo para a instalação do runtime de JavaScript bun, além da criação de uma aplicação React integrada com o bun. Dica do João Henrique do Vale.
Entendendo os hooks do React
Em React, hooks podem ser complicados de se lidar. Trabalhar sem entendê-los completamente é possível, mas vez ou outra você pode se encontrar numa situação em que não terá saída a não ser colocar as mãos na massa e aprender mais sobre eles. Pensando nisso, Brandon Smith te ajuda a entender melhor como esses hooks funcionam. Dica do André Benjamim.
CAMPUSCODERS INDICAM
O que há de novo no IRB do Ruby 3.2
Nesse artigo você vai conhecer as mudanças vindas com a chegada do IRB 1.6 e do Ruby 3.2, incluindo explicações sobre os novos comandos adicionados, além de melhorias e novas configurações. Dica do Ederson de Lima.
Não use UUID como chave primária em bancos de dados
Em desenvolvimento de software há momentos em que precisamos fazer algumas escolhas pontuais que podem ter implicações enormes no sistema como um todo. Nesse artigo você vai ver uma explicação do porquê não se deve usar o UUID (Identificador único universal) como chave primária no momento de estruturar o banco de dados da sua aplicação. Dica do Leandro Proença.
Qual é a importância da documentação de software?
Em desenvolvimento de software é muito comum que as pessoas prefiram focar seus esforços no código, deixando a documentação em segundo plano ou completamente abandonada. Mas ela tem um papel muito importante e esse artigo pode te ajudar a entender porque você deveria escrever a documentação da sua aplicação. Dica do André Benjamim.
Aplicação para acompanhar resultados de jogos em tempo real
A Copa do Mundo acabou e não foi dessa vez que levamos o Hexa. Mas que tal aproveitar o momento e a inspiração para praticar programação criando uma aplicação com Phoenix LiveView para acompanhar partidas de futebol em tempo real? Dica do Ederson de Lima.
gRPC vs GraphQL
gRPC e GraphQL são linguagens que facilitam implementar interfaces de comunicação entre dois computadores. Nesse artigo você verá em detalhes quando se deve usar uma em detrimento da outra. Dica do André Benjamim.