Hey! Tudo bem?
Mesmo após 18 anos do lançamento de Ruby on Rails, seu ecossistema continua crescendo e cada vez mais empresas constroem seu capital tecnológico a partir da linguagem e seu framework. Não por acaso, a comunidade envolvida se estabeleceu como umas das mais engajadas, especialmente no que diz respeito a boas práticas de código, fomentando um aprofundamento técnico constante. Resultado disso é a preocupação com a longevidade e evolução do Ruby on Rails. Nessa edição, você vai saber mais sobre o surgimento da Fundação Rails, que se torna um marco na história da tecnologia, além de dicas para evoluir utilizando contexto de Sidekiq Jobs e construindo autenticação de e-mail sem senhas.
Você também vê mais sobre versionamento semântico em Ruby, as similaridades e diferenças dos métodos Tap e Then em Ruby, por que a NSA liberou guias para lidar com problemas de segurança de memória de softwares, o conceito de “purity injection” em Elixir e um guia de sobrevivência ao burnout.
Boa leitura!
RAILS
A Fundação Rails
Em 14 de novembro foi lançada A Fundação Rails (The Rails Foundation), com o objetivo de melhorar a documentação, educação, marketing e eventos relacionados ao ecossistema Rails. Saiba, nesse breve artigo, como a fundação surgiu, quem faz parte dela, planos futuros e objetivos. Dica do Renato Diniz.
ActiveRecord: adicionando contexto de Sidekiq Jobs para as tags de log de query
Identificar os pontos no seu código em que determinadas queries lentas são chamadas talvez seja um trabalho difícil em algumas situações. Para isso, pode ser interessante utilizar técnicas que facilitem essa tarefa, como adicionar contexto aos jobs para identificar as queries no log. Dica do Ederson de Lima.
Construindo autenticação de e-mail sem senhas em Rails
Ao criar uma aplicação Rails, sempre nos deparamos com o momento de decidir a autenticação. Nos casos de autenticação sem senha com validação através do email, a necessidade de abrir uma nova janela e, talvez, realizar outra autenticação para acessar o email e o link, pode se tornar um fluxo bastante incômodo para usuários. Esse artigo traz uma discussão sobre as decisões e implicações de uma autenticação sem senha no Rails, além de acompanhar a implementação de autenticação através do email. Dica do Ederson de Lima.
CAMPUSCODERS INDICAM
Versionamento semântico em Ruby
Se você trabalha com desenvolvimento de software, vai chegar um momento em que será necessário compreender como funciona o versionamento de projetos. Esse artigo mostra, com exemplos, a estratégia de versionamento semântico. Dica do Ederson de Lima.
Métodos do Ruby: Tap vs Then
Os métodos Tap e Then, do Ruby, podem parecer bastante similares à primeira vista, pois a diferença entre eles é bem sutil. Nesse texto você vai entender um pouco sobre cada um desses métodos, suas diferenças e em qual caso usar cada um deles. Dica do Ederson de Lima.
NSA libera guias para lidar com problemas de segurança de memória de softwares
A NSA (Agência de Segurança Nacional estadunidense) publicou um guia com objetivo de ajudar as pessoas que desenvolvem e operam sistemas a prever e mitigar problemas de segurança de memória de softwares, que compõem boa parte das vulnerabilidades que podem ser exploradas. Esse texto conta um pouco mais sobre esse guia e disponibiliza o link para o guia completo. Dica do Thiago Alencar.
“Purity injection” em Elixir
Se você migrou de Ruby para Elixir, já deve ter tido a necessidade de realizar uma injeção de dependência. Depois de muitos anos testando diferentes opções e, percebendo a complexidade e o resultado insatisfatório que estava obtendo, Paweł Świątkowski chegou ao entendimento de que não é preciso aplicá-la na grande maioria das vezes. O autor mostra, nesse artigo, como lidar com essa necessidade apenas ajustando sua mentalidade para usar as ferramentas e estruturas da linguagem. Dica do Lucas Perez.
Guia de sobrevivência ao burnout
Burnout é o termo que se refere ao estado de exaustão física, emocional e mental causado pelo excessivo e prolongado estresse e que pode afetar qualquer um de nós sem que nem percebamos o que está acontecendo. Nesse texto, você vai poder entender um pouco mais o que é o burnout, seus sintomas e algumas dicas para lidar com ele - mas torcemos que nunca seja preciso. Dica do Paulo Rodrigues.