coding weekly #219

Newsletters - 09/Nov/2022 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 219 - Novembro de 2022

Hey! Tudo bem?

Ainda há os que dizem que Ruby está no fim, mas definitivamente não é o que o mercado mostra. Muitas empresas de tecnologia continuam optando pela linguagem e provando sua aplicabilidade real. Por isso, selecionamos artigos que compartilham os porquês da linguagem e seu framework Rails ainda se destacarem para grandes softwares com vislumbre de continuidade, além de dicas para evoluir em Ruby.

Você também vê como tratar algoritmos de pathfinding usando Neo4J, como é o design de sistema da Netflix, como construir multi-stage build seguindo a documentação oficial do Docker e uma configuração VSCode para desenvolvimento em Elixir.

Boa leitura!

RUBY ON RAILS VIVE

ilustração animada de uma gema vermelha, como se estivesse piscando.
Porque amamos e escolhemos Ruby no lugar de Node.js

Escolher entre Node.js e Ruby on Rails para desenvolver uma plataforma é uma decisão central. A escolha irá afetar o desenrolar do projeto e a quantidade de recursos de servidor que será necessária. Nesse artigo, acompanhe uma análise comparativa e detalhada sobre a escolha entre os dois frameworks. Dica do André Kanamura.

Porque escolhemos Ruby on Rails

Quando David Heinemeier Hansson criou Ruby on Rails, ele foi guiado pela sua experiência em PHP e Java. Nesse artigo você encontra uma análise das vantagens e qualidades que tornaram Ruby on Rails um dos frameworks mais bem estruturados e acessíveis para pessoas desenvolvedoras. Dica do André Kanamura.

Usando Tally duplamente para criar histogramas em Ruby

O método tally, da classe enumerable, foi introduzido no Ruby 2.7 e é um método interessante para se fazer análise de frequência de dados. Nesse texto você vai ver um pouco mais da aplicação deste método e como usá-lo para fazer histogramas. Dica do Ederson de Lima.

Entendendo Herança e Composição em Ruby

Parte fundamental da rotina de programação é garantir que o código seja sustentável e uma forma de fazer isso é usar Herança e Composição, disponíveis com Orientação a Objetos. Nesse artigo, você vai entender um pouco mais sobre esses dois tópicos e como usá-los para melhorar a qualidade e manutenção do seu código Ruby. Dica do Renan Paffaro.

CAMPUSCODERS INDICAM

Um mapa de trajetos aéreos da Índia, com os aeroportos destacados em verde  e, entre eles, as rotas sinalizadas.
Graph Analytics: algoritmos de pathfinding usando Neo4J

Acompanhe uma implementação em Neo4J que trata um conjunto de dados realista da malha aérea indiana entre as principais cidades, utilizando algoritmos de pathfinding entre os nós que representam as cidades. Dica do Ederson de Lima.

Entendendo o design de sistema da Netflix: arquitetura, back-end e serviços em nuvem

A Netflix é o maior serviço de streaming da atualidade, com milhões de acessos simultâneos de praticamente todos os lugares do planeta. Nesse artigo de Nidhi Upreti, você vai ver quais desafios esse sistema precisa suprir e como o design foi feito a partir dessas especificações e da quantidade de dados que precisam ser processados. Dica do Ederson de Lima.

Multi-stage build com Docker

Confira a documentação oficial do Docker sobre multi-stage builds, que promete facilitar a rotina e as implementações dos desenvolvedores que têm dificuldade de otimizar Dockerfiles com múltiplas fases. Dica do Renan Paffaro.

Configurando VSCode para desenvolvimento em Elixir

Com Elixir e Phoenix ficando cada vez mais populares, cada vez mais pessoas estão se aventurando com a linguagem e o framework. Se você é uma delas, esse artigo vai ajudar a configurar seu VSCode para ter um bom ambiente de desenvolvimento com essas ferramentas. Dica do Ederson de Lima.

Campus Code