coding weekly #217

Newsletters - 19/Out/2022 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 217 - Outubro de 2022

Hey! Tudo bem?

Se você está estudando ou trabalhando com Rails, já deve ter percebido que o framework é extremamente versátil e suporta o desenvolvimento de aplicações web tanto no back-end como no front-end. Por isso, selecionamos artigos para te ajudar a se aprofundar nos estudos e descobrir como tirar o melhor proveito de suas ferramentas.

Você também vê como construir um componente select acessível em React, porque e quando usar operações set em arrays de Ruby, como funciona o git reset, o que é caching e por que a SPOT está abandonando CSS-em-JS.

Boa leitura!

RAILS

Túnel de trem subterrâneo, visto da frente de um trem que segue caminho adentro.
Execute múltiplas aplicações Rails com Puma-dev

Uma configuração típica ideal para organizar uma aplicação monolítica é, em certo ponto, começar a quebrar a aplicação em várias aplicações menores. Mas trabalhar com um sistema de múltiplas aplicações requer rodar vários servidores coordenados simultaneamente. Confira, nesse artigo, como o Puma-dev pode facilitar o gerenciamento de múltiplas aplicações e como aplicar em sua configuração Rails. Dica do Ederson de Lima.

Como armazenar valores brutos com Rails.cache

O Rails oferece uma interface completa e fácil de usar para armazenamento em cache, o Cache-Store, que fornece uma interface comum para qualquer uma das implementações de cache padrão. Nesse artigo você acompanha como a implementação do cache é muito conveniente para armazenar desde partials em HTML até Models e classes complexas, além de uma discussão mais aprofundada sobre sua aplicação prática. Dica do João Henrique do Vale.

Padrões de Simple View Presenter no Rails sem usar gems

O padrão Model-View-Controller (MVC) do Rails muitas vezes leva a uma camada Model sobrecarregada. O “Presenter Pattern” é uma das maneiras mais diretas para reduzir os models e esse post propõe uma discussão sobre as vantagens de utilizar este padrão e como aplicá-lo sem a necessidade de gems adicionais. Dica do Ederson de Lima.

Contribua com a tradução do Guia Rails

O Guia Rails é uma tradução voluntária do guides.rubyonrails.org para pt-BR mantida pela própria comunidade. O projeto ajuda a quebrar a barreira com a língua inglesa, compartilhando o conteúdo da documentação de Ruby on Rails de forma mais acessível e você também pode contribuir neste repositório. O conteúdo já traduzido está disponível em guiarails.com.br.

CAMPUSCODERS INDICAM

Uma caixa de seleção, com as opções mostradas em uma caixa que aparece para baixo.
Construindo um componente select acessível em React

Nesse artigo, Kacper Kula se propõe a te apresentar diversos dados sobre os componentes para select, inclusive suas limitações e quando devemos começar a pensar em fazer um componente customizado, em vez de usar alguns dos diversos que podemos encontrar pela web. Além disso, vai te mostrar um pouco sobre a importância da acessibilidade e como implementar componentes React, tendo em mente a acessibilidade. Dica do André Benjamim.

Usando operações set em arrays de Ruby

Esse artigo introduz as operações da classe set, que possuem compatibilidade com os arrays de Ruby e podem te ajudar a escrever código eloquente e idiomático envolvendo arrays. Dica do Ederson de Lima.

Git reset

Nesse texto você vai poder entender um pouco sobre o comando git reset, uma ferramenta complexa e versátil que permite desfazer mudanças. Dica do Renato Diniz.

Quem mexeu no meu cache

Caching é um tema recorrente na web e é muito importante darmos a atenção necessária a ele, já que um pequeno erro de configuração pode levar a sérios problemas. Nesse texto, Maurício Antunes explica o que é caching e como resolver problemas de configuração para evitar dores de cabeça. Dica do Ederson de Lima.

Por que a Spot cortou relações com CSS-em-JS?

Nesse texto, Sam (engenheiro de software na Spot e o segundo mantenedor mais ativo da biblioteca Emotion) fala sobre os prós e contras de CSS-em-JS, os motivos que o atraíram para usá-lo e, principalmente, o que fez com que ele e o resto do time da Spot o deixasse para trás. Dica do Lucas Perez.

Campus Code