Hey! Tudo bem?
Se você tem a impressão que Elixir e Ruby são muito parecidas, saiba que as duas linguagens têm mais diferenças que similaridades. Por isso, selecionamos alguns artigos que mostram como Elixir se destaca em relação a Ruby, como controlar processos e uma explicação de como funciona a compilação de dados na linguagem que está em alta no mercado brasileiro.
Você também vê sobre segurança em ambientes serverless para iniciantes, como trabalhar com queries eficientes com Rails e PostgresSQL, porque deve “aprender publicamente”, um pouco sobre componentes puros versus componentes funcionais em React e como funciona o visitor em Ruby (com exemplos do RuboCop).
Boa leitura!
ELIXIR
Ruby e Elixir: um comparativo
Elixir foi criado por um time de engenharia de software frustrado com as limitações da linguagem Ruby e que estava decidido a superá-las. Mesmo tendo sintaxes similares, as duas linguagens são essencialmente diferentes e você confere nesse artigo uma comparação mais aprofundada entre elas. Dica do Ederson de Lima.
Controlando processos em tempo de execução com Elixir supervisors
Esse artigo mostra como utilizar o módulo supervisors para iniciar e parar processos de uma aplicação Elixir em tempo de execução. Dica do Ederson de Lima.
Entendendo a compilação do Elixir
Se você trabalha com um banco de dados grande em Elixir, pode ter problemas com a demora no tempo de compilação. Nesse post, dividido em 3 partes, você vai entender o porquê disso acontecer para e as estratégias para acelerar esse processo. Dica do André Benjamin.
CAMPUSCODERS INDICAM
Segurança em ambientes serverless para iniciantes
Começar sua aplicação no modelo serverless (sem servidor, em português) pode ser uma ótima pedida, especialmente quando você faz parte de uma empresa média ou pequena. Porém, ainda que seu provedor em nuvem ofereça toda a estrutura necessária, é preciso atenção à segurança de sua aplicação, pois apenas usar https não é suficiente. Nesse artigo você vai entender um pouco mais sobre os tópicos importantes ao planejar uma aplicação serverless. Dica do André Benjamin.
Queries eficientes com Rails e PostgresSQL
A rotina em aplicações web é cheia de momentos em que é necessário extrair dados de um banco e, para fazer isso de forma eficiente, você precisa entender como estruturar os dados e como as informações são armazenadas. Nesse artigo, você vê mais sobre o assunto e, mais especificamente, sobre índices, de forma a entender melhor como fazer as buscas em seu banco de dados. Dica do Paulo Rodrigues.
Aprenda publicamente
Sabemos que nunca devemos parar de aprender e estudar, mas a maioria das pessoas “aprende privativamente”, consumindo conteúdos sem criar nada por si só. Nesse artigo, aprenda a desenvolver o hábito de dar escape ao conteúdo aprendido, beneficiando assim outras pessoas e melhorando seu processo de aprendizado. Dica do Lucas Perez.
React: componentes puros vs componentes funcionais
Confira, nesse artigo de Nadia Makarevich, um aprofundamento nos componentes puros e o problema resolvido por eles, entendendo se poderiam ser substituídos por elementos do universo dos componentes funcionais. Você também vê algumas particularidades comportamentais sobre os re-renders do React. Dica do André Benjamin.
Visitor em Ruby com exemplos do RuboCop
Visitor é um design pattern (padrão de projeto, em português) em Ruby que separa operações a serem executadas de uma estrutura de dados complexa. Dessa forma, ele permite que seja mais simples introduzir novas operações a uma estrutura, por exemplo. Nesse artigo, você vai poder conhecer um pouco mais sobre esse padrão e ver exemplos de seu uso no código do RuboCop. Dica do André Benjamin.