Hey! Tudo bem?
Quando desenvolvemos software, nos deparamos com a necessidade de tomar decisões de forma mais estratégica para garantir, entre outras coisas, legibilidade, escalabilidade e sustentabilidade do código. Mas, o que de fato define quais caminhos são os melhores para o projeto? Se você tem esse questionamento, essa edição é pra você! Selecionamos alguns artigos que vão clarear sobre arquitetura de software e como os padrões de design podem ajudar a assegurar o futuro do projeto.
Você também vê 5 regras para revisão de código, um comparativo entre as ferramentas Byebug e Ruby Debug, como criar uma aplicação Rails em arquivo único, como funciona a desestruturação em Ruby e um passo a passo para escrever uma aplicação CLI com Elixir.
Boa leitura!
ARQUITETURA E PADRÕES EM SOFTWARE
Introdução à arquitetura de software
Confira nesse guia uma introdução simples e fácil de entender sobre a arquitetura de software, incluindo uma breve introdução teórica e exemplos práticos dos diferentes padrões utilizados no mercado de desenvolvimento. Dica da Claudia Capelini.
Gerenciando complexidade em software
Ao longo do processo de desenvolvimento de um software, sua complexidade pode crescer de forma descontrolada se não for devidamente gerenciado. Nessa palestra, Kevlin Henney conversa com Hadi Hariri sobre habilidades-chave de pessoas desenvolvedoras, como criatividade e resolução de problemas, que as tornam mais propensas a inovar. Dica do André Benjamim.
Anti-padrões linguísticos
Em desenvolvimento de software precisamos constantemente fazer escolhas que vão determinar a legibilidade e compreensão do código. Da mesma forma que existem práticas conhecidas para melhorar a manutenção do código, também existem algumas práticas ruins que podem ser evitadas, como os anti-padrões linguísticos ao nomear e documentar software. Dica do André Benjamim.
GARANTA SEU DESCONTO PARA A RUBYCONF
A RubyConf 2022, um dos maiores eventos de tecnologia do Brasil, vai acontecer no dia 9 de setembro nos formatos presencial e online. As inscrições já estão abertas e você tem 25% de desconto comprando pelos links abaixo:
25% desconto para o evento presencial
25% de desconto para o evento online
CAMPUSCODERS INDICAM
5 regras para revisão de código
Code review (ou revisão de código, em português) é tão comum quanto fundamental na vida de quem trabalha com desenvolvimento. É no ato da revisão que seu código deixa de ser individual e passa a ser do time, tendo a responsabilidade compartilhada de analisar o código, pensar em mudanças mais eficientes e pegar algo que quem criou originalmente o código pode ter deixado passar. Portanto, é muito importante que seja dedicado um tempo e bastante atenção para revisar o código e, nesse artigo, você vai conferir 5 “regras” que podem ajudar bastante nessa tarefa. Dica do Ederson de Lima.
Do Byebug ao Ruby Debug
Byebug é uma ferramenta muito comum e bastante utilizada em desenvolvimento para debuggar código, porém ela não é a única. É sempre interessante se familiarizar com outras ferramentas que cumpram esse propósito, e esse artigo irá te apresentar ao Ruby Debug, traçando um comparativo com o Byebug, de forma que você possa entender como elas funcionam e as vantagens que uma tem em relação à outra. Dica do André Benjamim.
Aplicação Rails em arquivo único
Você sabia que pode criar uma aplicação Rails em um único arquivo? Claro que essa aplicação seria super limitada e talvez você não deva fazer isso se busca uma aplicação mais completa, mas, por diversão, por que não? Nesse curto texto, Greg Molnar mostra exatamente como fazer isso, caso queira experimentar por aí. Dica do Paulo Rodrigues.
Desestruturando Ruby
A desestruturação é uma técnica que serve para desempacotar dados armazenados em uma estrutura array ou hash. Esse artigo aborda a desestruturação de atribuições, arrays e keyword args. Dica do Ederson de Lima.
Escreva uma aplicação CLI com Elixir
Apesar de ser mais conhecida e utilizada na área de desenvolvimento web, Elixir pode ser usada para diversas finalidades e, nesse artigo, você pode acompanhar a implementação de uma aplicação CLI para aperfeiçoar suas habilidades com a linguagem. Dica do Ederson de Lima.