coding weekly #203

Newsletters - 13/Jul/2022 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 203 - Julho de 2022

Hey! Tudo bem?

Quando se trabalha com desenvolvimento, o produto costuma ser o centro das atenções, mas muitas pessoas envolvidas no projeto têm dúvidas sobre as dinâmicas que o envolvem. Por isso, a campuscoder Diana Regina selecionou alguns artigos para te ajudar a entender melhor o que é, de fato, um MVP, e quais são os problemas na definição de priorização e estimativas de entrega.

Você também vê dicas para amar o RuboCop, como fazer testes auto-documentados definindo métodos no RSpec, coisas que você deveria saber sobre banco de dados, programação assíncrona em Ruby com Fiber Scheduler e uma discussão sobre quando a Orientação a Objetos não é tão boa.

Boa leitura!

PENSANDO NO PRODUTO

Imagem comparando etapas do produto à evolução de donuts.
MVPs não validam produto, validam necessidade

Muito se fala em MVP (Minimum Viable Product ou Produto Minimamente Viável, em português), mas seu conceito é muitas vezes mal compreendido e não necessariamente precisa ser um produto, ainda que tenha “produto” no nome. Nesse artigo, Jeremy Jarrell aborda sobre o conceito e objetivos do MVP.

Priorização: o grande problema de quem gere produtos

Priorização é um tema difícil, extremamente importante e está presente em qualquer time de desenvolvimento. Nesse pequeno texto, Diego Eis fala sobre as dificuldades com priorização no gerenciamento de produtos e quais táticas julga serem as mais importantes de se ter quando pensamos no que priorizar, principalmente levando em conta o usuário.

O papel de gerente de produto na elaboração das estimativas de entrega

Nesse artigo você vai saber um pouco mais sobre as responsabilidades ao gerenciar produtos em desenvolvimento de software, como estimar prazos de entrega e elaborar roteiros de entrega de funcionalidades, além de algumas das técnicas utilizadas para alcançar os resultados desejados.

VEM AÍ O TREINADEV DELAS

A Turma 9 do TreinaDev, programa de aceleração de carreira em desenvolvimento web da Campus Code, será exclusiva para mulheres - cis e trans 💜

Assim como as turmas anteriores, será realizada de forma online e a participação é 100% gratuita. As inscrições abrem na próxima segunda-feira, dia 18 de julho e, a partir das 16h, estaremos ao vivo contando mais detalhes do processo seletivo. Já ative o lembrete para acompanhar a live de lançamento.

CAMPUSCODERS INDICAM

Trecho da animação de Robocop, em que ele está deitado no chão e dois cachorros o cheiram e lambem, felizes.
RuboCop: ame ou odeie

O RuboCop é uma ferramenta de qualidade de código amplamente utilizada em desenvolvimento de software com Ruby on Rails, mas ao mesmo tempo é uma das gems mais odiadas pela comunidade. Nesse artigo você vai encontrar algumas dicas de como usar essa ferramenta de forma efetiva, que podem ajudar a reduzir algumas das frustrações geradas pelo seu uso. Dica do Ederson de Lima.

Testes auto-documentados definindo métodos no RSpec

Quando escrevemos códigos limpos em Ruby, tentamos escrever métodos com nomes descritivos que realizam pouco trabalho, e no RSpec é possível fazer o mesmo. Nesse artigo, Caleb Hearth aprofunda em uma discussão sobre utilizar métodos definidos no RSpec, acompanhada de exemplos, vantagens e desvantagens das diferentes abordagens. Dica do Ederson de Lima.

Coisas que você deveria saber sobre banco de dados

Banco de dados é uma ferramenta fundamental em desenvolvimento e, mesmo assim, muitas vezes não entendemos bem suas principais características. Pensando nisso, Mahdi Yusuf escreveu esse artigo cobrindo algumas dessas características tão importantes de se entender, com foco em índices e transações. Dica do André Benjamim.

Programação assíncrona em Ruby com Fiber Scheduler

Desde a versão 3.0 do Ruby é possível trabalhar com programação assíncrona e, nesse artigo, você verá como é possível usar o Fiber Scheduler sem a necessidade de um framework para começar. Dica do Leandro Proença.

Quando a Orientação a Objetos não é tão boa?

Orientação a Objetos é um tema que gera muita discussão, principalmente em relação à sua viabilidade e seus pontos negativos. Nesse artigo você poderá entender várias das questões envolvendo Orientação a Objetos, sob o ponto de vista de uma pessoa que estuda e desenvolve linguagens usando esse modelo. Dica do André Benjamim.

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