Hey! Tudo bem?
Um dos princípios mais importantes da engenharia de software moderna é manter o código limpo, o que significa focar em legibilidade, reusabilidade e refatorabilidade. Com isso, se produz um código de fácil manutenção e maior vida útil, independente da linguagem utilizada. Desta vez, selecionamos artigos que vão te ajudar com código limpo em JavaScript.
Você também vê como fazer em Rails um banner de aceitar cookies, o funcionamento básico de UNIX pipes, uma introdução ao PixiJS, o que o time do GitHub pensa sobre navegadores e uma projeção sobre o fim do localhost.
Boa leitura!
RUBY
Conceitos de Código Limpo adaptados em JavaScript
Confira nessa documentação uma adaptação para JavaScript dos "Princípios da Engenharia de Software”, do livro de Robert C. Martin, Código Limpo. Um guia detalhado para produzir códigos mais legíveis, reutilizáveis e refatoráveis. Dica da Diana Regina.
5 dicas para escrever um código mais limpo
Neste artigo, Dominic Duke compartilha 5 dicas para melhorar a qualidade dos seus códigos a partir dos erros e experiências acumuladas pelo autor como desenvolvedor, acompanhadas de exemplos e motivações por trás de cada prática. Dica do Marcus Pereira.
5 padrões de código limpo em JS para engrandecer seu código
Escrever código bom e reutilizável pode ser uma tarefa difícil, principalmente quando estudamos diferentes linguagens e acabamos nos prendendo a alguns padrões. Nesse artigo, Daniel Guedes traz 5 dicas para escrever um código JS genérico mais legível, limpo, previsível e que possa ser usado em diferentes contextos. Dica da Claudia Capelini.
CAMPUSCODERS INDICAM
Banner de aceitar cookies no Rails
De acordo com a GDPR (Regulamentação Geral de Proteção de Dados), seu website possivelmente precisa mostrar um banner onde é possível aceitar ou recusar cookies. Esse artigo de Yaroslav Shmarov te mostra uma forma simples e rápida para fazer esses banners usando Rails. Dica do Ederson de Lima.
Entendendo UNIX pipes
Nesse artigo, Leandro Proença demonstra o funcionamento básico das pipelines do UNIX, que utilizam pipes anônimos para que diferentes processos possam se comunicar entre si.
Introdução ao PixiJS
PixiJS é um framework open source de animação e jogos em HTML5 que permite a criação de interfaces visuais. É bastante usado em alguns jogos populares e em sites que permitem interações com usuários, possibilitando a criação de diversos elementos bastante interessantes. Nesse artigo, você vai poder conhecer um pouco mais sobre esse framework e aprender a construir a sua primeira aplicação. Dica do Marcus Pereira.
O que o time do GitHub pensa sobre navegadores
Uma grande parte do desenvolvimento de aplicações diz respeito à performance que sua aplicação vai ter nos navegadores. Essa é uma discussão que envolve diversas faces do código e, portanto, pode ser bastante complicada. O time do GitHub, por exemplo, prioriza a velocidade da aplicação e, para entregar uma aplicação com os padrões que acreditam ser bons, eles precisam fazer diversas análises, inclusive sobre os padrões dos navegadores mais utilizados. Nesse artigo escrito por eles, você vai entender detalhes de como essas decisões são tomadas. Dica do André Benjamim.
O fim do localhost
Este artigo explora os motivos pelos quais se acredita que o futuro aponta para o desenvolvimento em nuvem e o fim do localhost. Dica do André Kanamura.