Hey! Tudo bem?
Não é porque Ruby é considerada uma linguagem amigável que não tem conceitos complexos e aplicações mais elaboradas. Se você quer aprofundar seus conhecimentos nela, selecionamos alguns textos que abordam as diferentes implementações de igualdade, a razão da popularidade de servidores que trabalham com threads e uma boa introdução a polimorfismo.
Você também vê como criar efeitos de sombra em textos com CSS, como testar aplicações React com Vitest, as diferenças entre GraphQL e API REST, uma história sobre métricas de cobertura de testes e como o time de front-end trouxe à vida o Design System da Youse para a Web.
Boa leitura!
RUBY
Implementando igualdade em Ruby
Denis Defreyne, autor desse artigo, defende que “Ruby é uma das poucas linguagens de programação que faz igualdade da forma certa”. Mas igualdade em Ruby não é algo tão direto, afinal temos “==”, “eql?”, “equal?” e “===”, entre outras. Por mais que o uso dessas relações seja comum, implementá-las exige um bom entendimento de qual opção é a mais indicada para cada situação, e é isso que Denis explora no texto. Dica do André Benjamim.
Por que servidores que trabalham com threads são mais populares na comunidade Ruby?
É uma prática muito comum no desenvolvimento de aplicações Ruby usar servidores que trabalham com threads e permitem paralelismo de tarefas. Nesse artigo você verá uma explicação aprofundada sobre o tema, te ajudando a tomar decisões adequadas para o contexto do seu projeto. Dica do André Benjamim.
Uma introdução a polimorfismo em Ruby on Rails
Polimorfismo é, em teoria, a capacidade que um objeto tem de se mostrar em mais de uma forma. No universo da programação Orientada a Objetos, o polimorfismo é algo bem comum que você provavelmente já usou ou, pelo menos, já ouviu falar, ainda que seu conceito seja complicado de entender. Nesse texto, Jesse Mcdermott te ajuda a compreender o conceito, passando pelo polimorfismo no mundo real, no mundo da orientação a objetos e, por fim, mostrando como implementá-lo no seu projeto para garantir uma boa qualidade de código. Dica do André Kanamura.
CAMPUSCODERS INDICAM
Criando efeitos legais com text-shadow
Neste artigo você vai aprender a criar efeitos de sombra em textos utilizando a propriedade text-shadow do CSS. Dica do João Henrique do Vale.
Testando aplicações React com Vitest
O objetivo do Vitest é renderizar componentes e funções para serem testadas isoladamente. Nesse artigo, você aprende a configurar o Vitest para criar testes unitários em uma aplicação React. Dica do Rogerio Bordignon.
Diferenças entre GraphQL e API REST
GraphQL é uma linguagem de consulta de API que fornece mais flexibilidade e eficiência para buscar dados, o que pode otimizar chamadas de API RESTful. Nesse artigo, o autor mostra um comparativo entre GraphQL e API REST, com vantagens de desvantagens de cada uma. Dica do Ederson de Lima.
Uma história sobre métricas de cobertura de testes
Acompanhe a história da rotina de um programador que tinha a cobertura dos seus testes em 100%, mas seu código apresentava um bug. Veja os possíveis erros e conclusões que se pode tirar da situação, entenda porque 100% de cobertura nos testes não necessariamente significa que seus testes são efetivos e quais são os outros mecanismos e pontos de atenção para evitar problemas no seu código. Dica do André Kanamura.
Como o time de front-end trouxe à vida o Design System da Youse para a web
Quando o assunto é web, naturalmente pensamos em milhares de tecnologias, frameworks e ferramentas para desenvolvimento web hoje em dia. Mas não existe uma ferramenta melhor ou pior, existe aquela que vai suprir as suas necessidades em cenários específicos. Acompanhe, nesse artigo, o processo de implementação de um Design System novo para os sistemas web da Youse, e conheça algumas das ferramentas, técnicas e decisões feitas para atingir os resultados planejados. Dica do João Henrique do Vale.