Hey! Tudo bem?
Não é segredo que o Git revolucionou o mercado de computação e é usado em quase todos os times de desenvolvimento. Isso porque o sistema de controle de versões distribuído permite organizar e registrar o histórico de criações e alterações em um projeto, identificar quando e porquê cada funcionalidade foi incluída e, com isso, facilitar a manutenção do código. Por esse motivo, independente da linguagem de programação, é fundamental dominar a ferramenta. Selecionamos alguns artigos que vão ajudar a evoluir suas habilidades desde os fundamentos básicos de Git até melhorar a escrita das mensagens de commit e prevenir conflitos de merge.
Você também vê como aumentar suas habilidades em 100 dias de código, como ocorrem as grandes refatorações de código Ruby, os princípios de engenharia de software do Nubank nas palavras de seu co-fundador Ed Wible, um pouco sobre boas práticas na expedição de código para produção e como saber se um software tem qualidade.
Boa leitura!
GIT
Como o Git realmente funciona
O Git é, inquestionavelmente, um dos principais pilares do desenvolvimento de software moderno. É uma ferramenta necessária para trabalhar em conjunto com outras pessoas da sua equipe e uma das principais forças impulsionadoras do movimento pelo código aberto (open-source). Nesse artigo, conheça em mais detalhes os fundamentos básicos do Git: o que é uma branch, o que é Head, o que significa “mergear” uma branch e outras questões. Dica do André Kanamura.
Guia para escrever mensagens de commit
Em projetos em grupo, é muito importante que o uso do Git seja padronizado, com as mensagens de commits legíveis e compreensíveis para o ecossistema tech de uma forma geral. Esse artigo traz dicas de como escrever uma boa mensagem de commit para seu código. Dica do João Henrique do Vale.
Tem como resolver conflitos de merge antes que eles ocorram?
Conflitos que surgem quando tentamos “mergear” código são inevitáveis. Você pode não gostar deles, mas eles com certeza vão aparecer no seu dia a dia como pessoa desenvolvedora. Nesse pequeno artigo você vai entender de onde vêm os conflitos, como resolvê-los e, de quebra, sugestões para evitá-los! Dica do André Kanamura.
CAMPUSCODERS INDICAM
Como melhorar suas habilidades em 100 dias de código
Inspire-se na jornada de Tejinder Sharma ao fazer o desafio dos 100 dias de códigos. Após o autor ter relatado diariamente em suas redes sociais o seu desempenho, compartilhou a motivação, como foram os preparativos e os benefícios de embarcar em desafios pessoais para aprimorar suas habilidades como pessoa desenvolvedora. Dica do André Kanamura
Grandes refatorações de código Ruby
Realizar modificações amplas em uma aplicação pode ser uma tarefa bastante estressante, mas existem algumas estratégias que podem ser utilizadas para diminuir um pouco as preocupações e garantir que o trabalho seja feito com segurança. Nesse artigo, o autor compartilha sua experiência com uma grande refatoração de código Ruby em que o uso d e Sorbet aliado a uma cobertura de 100% do código foram essenciais para completar a tarefa. Dica do João Henrique do Vale.
Os princípios de engenharia da Nubank
A empresa Nubank causou um impacto enorme no setor de instituições financeiras e, nessa entrevista, seu co-fundador, Ed Wible, conta um pouco mais sobre os princípios de engenharia da empresa. Dica do Ederson de Lima.
Boas práticas na expedição de código para produção
Independente do tamanho da empresa de desenvolvimento de software, enviar o código da aplicação para produção é uma etapa muito importante. Nesse artigo você vai aprender as boas práticas para garantir que todo o processo de expedição aconteça de forma rápida e consistente. Dica do André Benjamim.
Como saber se um software tem qualidade?
A ISO/IEC 25010 é o pilar de referência de produtos de qualidade e determina quais características devem ser avaliadas em produtos de software e esse artigo te ajuda entender melhor cada um dos pontos contemplados. Dica do João Henrique do Vale.