coding weekly #195

Newsletters - 11/Mai/2022 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 195 - Maio de 2022

Hey! Tudo bem?

Evoluir na carreira vai muito além de dominar tecnologias e mandar bem no código. Muitas vezes, é preciso rever rotinas e analisar questões mais profundas e que nem sempre estão ligadas ao seu time de trabalho, à tecnologia que usa ou ao mercado em si. Entre elas, duas estão sempre em alta: produtividade e motivação. Para te ajudar a lidar com a falta delas e encontrar um ritmo de trabalho mais saudável, separamos artigos com várias dicas para colocar em prática ainda hoje.

Você também vê conceitos para a construção de sistemas escaláveis, dicas para utilizar FactoryBot sem uso de ORM, como recriar o Notion com Ruby on Rails, a utilização do Bootstrap com geradores e modelos do Ruby on Rails e como o HTTPS funciona.

Boa leitura!

PRODUTIVIDADE E MOTIVAÇÃO

Trecho dOs Simpsons que mostra Homer fazendo exercício em uma esteira, porém com com os joelhos enquanto está apoiado com os cotovelos nos guidões e assiste algo em um monitor a sua frente.
5 dicas simples de produtividade

Ter uma rotina mais produtiva é um objetivo bastante comum em diversas profissões. Por quê? Bem, a lista de benefícios é longa e inclui seu próprio bem-estar e satisfação no trabalho. Nesse artigo, Thomas Scott separou 5 dicas simples que, mesmo subestimadas, têm o potencial de melhorar sua produtividade no trabalho com desenvolvimento de software. Dica do Murilo Ramos.

Mais 20 maneiras fáceis de aumentar a produtividade

Nesse artigo você encontra mais 20 maneiras fáceis e testadas para aumentar sua produtividade no dia a dia. Dica do João Henrique do Vale.

Criando um sistema de hábitos

Você já teve momentos em que nenhuma tarefa parece te animar mais? Se perguntando “o problema sou eu ou o meu trabalho é chato”? Nesse artigo, Shruti Kapoor propõe o que fazer quando não encontrar motivação e como administrar a procrastinação na rotina de desenvolvimento. Dica do Murilo Ramos.

CAMPUSCODERS INDICAM

Esquema mostrando como dividir dados de uma aplicação entre três servidores integrados.
Construção de sistemas escaláveis

Em engenharia de software, escalabilidade é a ideia que um sistema deve ser capaz de lidar com maior carga de trabalho através da dedicação de mais recursos computacionais, sem a necessidade de mudanças significativas no seu design. Nesse artigo, o autor discute sobre os principais eixos da escalabilidade, como capacidade, performance, sistemas distribuídos, estratégias para aplicação dos conceitos de escalabilidade, comparativos e muitos outros assuntos. Dica do André Benjamim.

Dicas para utilizar FactoryBot sem uso de ORM

O autor deste artigo trabalhou em um projeto simples utilizando Rails e que não havia a necessidade de utilizar banco de dados, optando por uma API JSON para obter os dados. Ele deixa dicas de como utilizar FactoryBot como uma ferramenta para construir dados que poderão ser manipulados em seus testes. Dica do Ederson de Lima.

Recriando o Notion com Ruby on Rails

Este é o primeiro episódio de uma série de vídeos com o objetivo de usar Ruby on Rails para recriar o Notion, uma ferramenta de edição de texto. Os 3 episódios dessa série já foram liberados, com o primeiro focando na criação de páginas, o segundo expandindo sobre a ideia das páginas terem edição inline e o terceiro adicionando um editor, o Tip Tap, na aplicação. Essa série apresenta visões diferentes sobre o que podemos fazer com Ruby on Rails. Dica do Allan Siqueira.

Utilizando o Bootstrap com geradores e modelos do Ruby on Rails

O framework Rails tem diversas funcionalidades e convenções que facilitam o dia a dia de desenvolvimento. Nenhum outro framework entrega a facilidade de colocar uma aplicação no ar com o mínimo de esforço, parcialmente por conta dos “Rails’ generators”. Mas nem sempre utilizar os “geradores” do Rails vai ser suficiente e pode ser necessário personalizar mais o comportamento dos comandos ou até criar os seus próprios. Nesse artigo, confira de perto os “generators” do Rails e como criar sua aplicação Rails customizada utilizando modelos prontos (templates). Dica do Ederson de Lima.

Como o HTTPS funciona?

O protocolo de transferência de hipertexto seguro (HTTPS) é uma extensão do HTTP que transmite dados criptografados garantindo uma camada adicional de segurança, e você verá como o protocolo funciona em maiores detalhes nessa edição da newsletter ByteByteGo System Design. De bônus, vai descobrir como armazenar senhas com segurança no banco de dados e validá-las, além de acompanhar dicas para aprender padrões de projeto (Design Patterns). Dica do Murilo Ramos.

Campus Code