Hey! Tudo bem?
Se você quer se aventurar no mundo da programação funcional, pode começar por Elixir. A linguagem, criada pelo brasileiro José Valim, está ganhando cada vez mais espaço no mercado de tecnologia pois, além de dinâmica, permite construir aplicações altamente escaláveis e sustentáveis. Para te ajudar, selecionamos artigos com conteúdos em áudio, vídeo, dicas e exemplos para começar e evoluir na linguagem.
Você também vê uma coleção de componentes para enriquecer suas páginas HTML, uma ferramenta para gerar imagens de avatar aleatórias e alternativas ao console.log na hora de debugar seu código.
Boa leitura!
DESVENDANDO ELIXIR
Elixir em foco
Um podcast em portuguêsonde as principais referências da comunidade de programação funcional recebem pessoas convidadas para falar do uso de Elixir em produção e outros temas relacionados. Dica do Marcus Pereira.
Elixir School
Site com mais de 30 aulas que ensinam desde conceitos básicos de programação funcional com Elixir até aspectos mais avançados como testes, tratamento de erros e metaprogramação. Todo conteúdo está disponível em diversas línguas, inclusive português. Dica do Allan Siqueira.
Como o Discord usa Elixir e Rust para atender 11 milhões de usuários simultâneos
Elixir é uma linguagem funcional, o que significa que suas estruturas de dados são imutáveis. Isso tem muitos pontos positivos, mas, no caso do Discord, gerava um problema: mutações são modeladas usando a estrutura de dados existente, aplicando uma operação que criaria uma nova estrutura de dados resultante da operação. Isso significa que, toda vez que uma pessoa entra num canal que já tem 100.000 membros, por exemplo, uma nova lista que contém 100.001 membros deveria ser criada. Pensando nessas questões, a equipe de tecnologia responsável pelo aplicativo teve o desafio de criar uma estrutura de dados em Elixir que acomodasse grandes quantidades de dados e permitisse mutações rápidas. Esse artigo é um convite para entender como se deu todo esse processo. Dica do Lucas Perez.
Testando o Liveview
No primeiro de uma série de artigos sobre testes em aplicações LiveView em Elixir, confira as diretrizes para escrever testes unitários elegantes e flexíveis. Dica do André Benjamim.
Configurando o Vim como seu editor Elixir
Discussões sobre editores de código sempre são agitadas e há muito debate em torno dos prós e contras de cada opção. É o caso do Vim, amado e odiado pela comunidade de desenvolvimento. Quem utiliza o editor defende que ele possui inúmeras ideias interessantes e produtivas que, aplicadas em diversos contextos, melhoram o fluxo de trabalho. Pensando nisso, Miguel Palhas escreveu esse artigo que tem como objetivo apresentar várias dicas de plugins e configurações para transformar o Vim num ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) com um foco especial para Elixir. Dica do Alan Batista.
CAMPUSCODERS INDICAM
UiVerse: coleção de componentes para enriquecer suas páginas HTML
UiVerse é uma plataforma gratuita e open-source que compila um universo de elementos de UI (interface de usuário) para auxiliar na sua experiência com HTML. Dica do João Henrique do Vale.
Random Users: ferramenta para gerar imagens de avatar aleatórias
Confira essa aplicação que gera fotos de perfil e nomes aleatórios, permitindo selecionar o formato da imagem, gênero e aplicar filtros nas imagens para usar em seus projetos como “placeholder” ou para protótipos e testes. Dica do Murilo Ramos.
Alternativas ao console.log
Quando se está debugando, algumas vezes usamos o console.log
ou console.warn
, mas existem outros métodos que podem ajudar a debugar seu código com mais eficiência. Nesse artigo, Siddharth Shyniben nos apresenta alternativas para realizar a tarefa, enquanto explica a usabilidade indicada e as vantagens de cada possibilidade. Dica do
Marcus Pereira.