coding weekly #190

Newsletters - 06/Abr/2022 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 190 - Abril de 2022

Hey! Tudo bem?

Na área de tecnologia, onde tudo muda muito rapidamente, é possível que a pressão por se manter em evolução constante seja maior que em outras áreas de atuação. Por isso, consideramos fundamental sempre revisitar pontos importantes relacionados à carreira, não só para crescer, mas para manter o foco no que te interessa mais. Para ajudar, selecionamos alguns artigos para refletir sobre ambições, críticas e sobrecarga de trabalho.

Você também vê o que deve conter um bom README, um guia de referência de JavaScript, 9 mulheres na tecnologia para você conhecer e acompanhar, um relato sobre como foi o primeiro ano de uma ex-cientista de dados trabalhando como “Developer Advocate” e a experiência de clonar o Wordle.

Boa leitura!

CARREIRA

lustração animada de uma folha com várias dobras verticais e sem nenhuma informação. Vai aparecendo uma linha pontilhada cheia de curvas até chegar a um ponto marcado com um X vermelho, como um mapa de tesouro.
Ambições de carreira em desenvolvimento

Qual é a primeira coisa que as pessoas pensam quando escutam a palavra 'desenvolvedor'? Para muitos, provavelmente 'dinheiro' ou talvez empresas como o 'Facebook' ou 'Google'. Entretanto, esses pensamentos não refletem a realidade de todas as pessoas desenvolvedoras. Veja nesse artigo uma pesquisa que mostra o que elas realmente têm em mente e informações sobre suas verdadeiras ambições na carreira. Dica do Murilo Ramos.

Como criticar colegas de trabalho

Saber como trabalhar de forma eficiente com seu time é uma habilidade super importante em qualquer área profissional. Mas, e quando é necessário pontuar que algo não está legal? Neste artigo você vê algumas dicas sobre como criticar colegas de trabalho dentro do contexto da área de desenvolvimento de software, mas que também são aplicáveis em outros contextos. Dica do André Benjamim.

Um guia sobre burnout em desenvolvimento de software

Atualmente tem sido muito discutido o burnout em pessoas que trabalham com tecnologia. Se você não sabe o que é o burnout e suas causas, este artigo traz um guia geral sobre esse problema de saúde que está diretamente relacionado ao trabalho. Dica do Murilo Ramos.

CAMPUSCODERS INDICAM

Cena dOs Simpsons em que Homer está sentado de frente para um painel cheio de botões e luzes. Ele está segurando um grande manual, falando 'Dã, vá pro ponto'.
O que deve conter um bom README

Quando estamos trabalhando em projetos de desenvolvimento de software, o README é uma das partes do trabalho que costuma ser deixada de lado. Mas esse documento é super importante para informar as pessoas sobre o projeto e, neste artigo, você verá quais são as características mais significativas de um bom README. Dica do João Henrique do Vale.

Guia de referência JavaScript

Neste link você encontrará um guia completo de conceitos básicos a avançados de JavaScript em um pdf de 13 páginas. Dica da Luciane Fernandes.

9 mulheres na tecnologia para você conhecer e acompanhar

Se queremos que as tecnologias sejam realmente inclusivas e acessíveis, precisamos ter diversidade de pessoas e ideias também nos bastidores. Esse artigo aborda o crescimento da presença feminina na área de tecnologia e apresenta 9 mulheres que contribuem de diferentes maneiras para um mercado mais plural. Dica do João Henrique do Vale.

O primeiro ano como “Developer Advocate”

Nesse artigo, Jessica Temporal compartilha sua experiência como “Developer Advocate”, uma posição bastante recente no mercado, ainda sem termo equivalente em português, mas que pode ser entendida como gestão de relacionamento da comunidade de desenvolvimento. Ela conta um pouco sobre sua transição de carreira saindo da ciência de dados, o conceito por trás da nova profissão e o que realmente faz quem atua em DevRel. Dica do André Benjamim.

Clonando o Wordle

Neste breve artigo você vê a experiência de desenvolver o “nexdle”, um clone de Wordle feito com React, TypeScript, TailwindCSS, Vite, Zustand e testado com VItest. Além de conferir algumas das motivações para a escolha dos frameworks e tecnologias listados acima, é possível entender também os principais desafios e aprendizados que ocorreram no desenvolvimento desta aplicação. Dica do João Henrique do Vale.

Campus Code