coding weekly #183

Newsletters - 16/Fev/2022 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 183 - Fevereiro de 2022

Hey! Tudo bem?

Desenvolver software invariavelmente é enfrentar desafios e necessidades diferentes a cada projeto. Se você está lidando pela primeira vez com armazenamento e gerenciamento de dados ou precisa se aprofundar para encontrar as melhores soluções, esta edição vai cair como uma luva. Selecionamos artigos sobre PostgreSQL - um sistema gerenciador de banco de dados amplamente utilizado em desenvolvimento de aplicações, de código aberto - para te ajudar nessa jornada.

Você também vê jogos para aprender programação, aulas e palestras com a cientista da computação Nina da Hora, o tal do “dogfooding” em times de desenvolvimento, como reutilizar fixtures de testes no db:seed e um pouco de programação funcional com Elixir e Witchcraft.

Boa leitura!

PostgreSQL

Animação feita apenas em contorno preto de um elefantinho sentado, alternando entre digitar em um notebook e tomar café com a tromba.
Como PostgreSQL armazena linhas

Compreender o funcionamento interno do PostgreSQL pode te auxiliar no aprendizado de funcionalidades que vão facilitar o seu dia a dia como pessoa programadora. Neste artigo você entenderá melhor como funciona o armazenamento de linhas em tabelas no PostgreSQL. Dica do André Benjamim.

Restrições no PostgreSQL para iniciantes

Este artigo mostra uma das características que faz o PostgreSQL ser uma ferramenta tão útil: seu sistema de restrições, que garante os tipos de dados que devem ser armazenados nas tabelas de bancos de dados. Dica do Leandro Proença.

Trabalhando com tempo no PostgreSQL

Executar operações de dados que manipulam data e tempo pode ser uma batalha para quem trabalha com desenvolvimento de software. Se sua aplicação está usando PostgreSQL e o projeto depende da manipulação precisa de dados de data e tempo, este artigo apresenta os conceitos mais importantes que você deve entender para usar esse gerenciador de banco de dados e aproveitar todas as suas funcionalidades. Dica do André Benjamim.

CAMPUSCODERS INDICAM

Captura de tela de um jogo em que objetos espaciais lutando entre si. Do lado direito se vê medidores de pontuação, inimigos mortos e nível de ameaça.
Jogos para aprender programação

Curte jogos e programação? Neste link você vai encontrar uma lista de sites para aprender programação jogando! Dica do Murilo Ramos.

Aulas e palestras da hora!

A cientista da computação Nina da Hora está compartilhando uma série de aulas e palestras sobre pensamento computacional, segurança digital, dados, privacidade, racismo algorítmico, divulgação científica, ciência e educação. Dica da Claudia Capelini.

“Dogfooding” em times de desenvolvimento

“Dogfooding” é uma expressão em inglês para a prática de empresas de desenvolvimento de software usarem seus próprios produtos ou serviços. O objetivo é que a empresa seja seu primeiro cliente e que isso acelere a inovação. Será que a prática é adequada para o seu time? Dica do André Benjamim.

Reutilizando fixtures de testes no db:seed

Em projetos Ruby on Rails, fixtures representam a estrutura de dados do banco da sua aplicação e podem ser reutilizados de diversas maneiras, inclusive para popular seus seeds. Dica do Ederson de Lima.

Programação funcional com Elixir e Witchcraft

Embora Elixir seja uma linguagem de programação funcional, ela é diferente de outras linguagens funcionais como Haskell e Scala, por exemplo. Neste artigo você vê uma introdução à biblioteca Witchcraft, que permite aplicar o estilo de programação Haskell em Elixir. Dica do Lucas Perez.

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