coding weekly #176

Newsletters - 08/Dez/2021 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 176 - Dezembro de 2021

Hey! Tudo bem?

Se com o fim do ano bateu também a exaustão mental, então é hora de repensar alguns hábitos e rotinas de trabalho. Para te ajudar a entrar em 2022 com um ritmo mais saudável, selecionamos artigos com reflexões e dicas para melhorar sua saúde mental.

Você também vê para onde Ruby está caminhando, um guia de padrões React, porquê desenvolvimento de software é mais do que código e como melhorar testes com gramática.

Boa leitura!

SAÚDE MENTAL

Animação de um garoto direcionando o olhar para cima, na região do topo da cabeça, onde há vários caracteres e símbolos piscando em vermelho.
Como evitar o burnout

Nos últimos anos, uma grande preocupação entre profissionais de tecnologia tem sido o burnout e neste artigo você encontra algumas dicas de como evitá-lo. Dica do André Kanamura.

A psicologia por trás da sobrecarga de reuniões

Quem nunca teve a impressão que aquela reunião deveria ter sido um e-mail? De fato, estamos nos envolvendo em reuniões demais, o que tem aumentado o desgaste mental com encontros desnecessários e pouco produtivos. Neste artigo, o autor explora as questões psicológicas por trás de uma agenda cheia e mostra estratégias para lidar com a sobrecarga de eventos importantes. Dica do Henrique Morato.

Como melhorar a saúde mental de pessoas desenvolvedoras

Profissionais de qualquer área precisam de algum nível de conforto e cuidados para que possam trabalhar com excelência. A área da tecnologia pode ser um espaço difícil para se manter saudável e esse artigo traz algumas dicas para melhorar a qualidade da saúde mental de pessoas que trabalham com desenvolvimento de software. Dica do André Kanamura.

Pare com a celebração da incompetência

A Síndrome de Impostor é uma realidade muito comum em diversas profissões e é importante o esforço para combatê-la. Mas um hábito relacionado vem tomando uma proporção perigosa: a celebração da incompetência. Veja como evitar esse comportamento na rotina de desenvolvimento. Dica do Allan Siqueira.

CAMPUSCODERS INDICAM

Imagem animada de duas mãos segurando uma bússola, que está girando procurando o norte.
Para onde Ruby está caminhando?

Ruby não está morto. Muito pelo contrário, continua firme, forte e evoluindo. Neste artigo você encontra um resumo das melhorias que a linguagem vem ganhando. Dica do Henrique Morato.

Guia de padrões React

Padrões são muito importantes para desenvolvimento de software e, se você está trabalhando com React, aqui vai encontrar um excelente guia de padrões do framework em português. Dica do Alan Batista.

Desenvolvimento de software é mais do que código

No dia a dia de pessoas programadoras, a rotina é muitas vezes determinada pela lista de tarefas pendentes da aplicação e, consequentemente, a produtividade é definida pela quantidade de tarefas entregues. Mas o trabalho da pessoa desenvolvedora vai muito além do código. Garantir o funcionamento correto da aplicação com testes, código legível e fácil manutenção, comunicação e suporte ao time são habilidades essenciais para uma equipe de desenvolvimento. Dica do Henrique Morato.

Melhorando testes com gramática

Testes têm se tornado imprescindíveis na área de desenvolvimento de software, já que ajudam a garantir o funcionamento correto das aplicações. Uma das qualidades mais importantes de testes, principalmente quando estamos trabalhando com suítes extensas, é a facilidade de compreensão do que eles fazem, e isso não é algo que se consegue estudando livros técnicos, mas com comunicação. Dica do João Henrique do Vale.

Campus Code