coding weekly #175

Newsletters - 01/Dez/2021 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 175 - Dezembro de 2021

Hey! Tudo bem?

Já que 2021 está chegando ao fim, aproveitamos para te ajudar a planejar melhor sua carreira em tecnologia e selecionamos artigos que vão clarear suas ideias para começar o próximo ano com tudo preparado para crescer como dev.

Você também vê sobre evolução de softwares, como escrever código Go com Ruby, porque devemos evitar abstrações prematuras em código e como humanizar trabalho assíncrono.

Boa leitura!

CARREIRA

Imagem animada vista pelos ombros de uma pessoa. Há um currículo no meio da imagem e, conforme ele é abaixado, se vê uma mulher que sorri mecanicamente.
Guia de carreira para profissionais em desenvolvimento

Além de estar em constante e rápida evolução, a área de desenvolvimento de software é razoavelmente nova em comparação com outras áreas mais tradicionais. Por essas razões, são poucas as referências de planos de crescimento na carreira da pessoa desenvolvedora. Neste artigo a autora compila seus aprendizados com um conjunto de conselhos e recomendações que podem te ajudar na sua jornada. Dica do Henrique Morato.

Que tipo de profissional em desenvolvimento você quer ser?

Ao longo de nossas carreiras profissionais, precisamos tomar algumas decisões e, na área de desenvolvimento de software, existem algumas possibilidades diferentes que devem ser consideradas. Se você está em dúvida sobre qual caminho seguir na sua carreira, talvez encontre algumas orientações nesse artigo. Dica do André Kanamura.

7 perguntas importantes para fazer nas entrevistas

Entrevistas de emprego são parte importante no processo de crescimento profissional e neste artigo você vai encontrar algumas sugestões de pontos que podem ser levantados para iniciar um diálogo com a empresa, para que você possa ter uma melhor compreensão sobre a cultura e política das pessoas que querem te contratar. Dica do André Kanamura.

O exaustivo processo de contratação em tecnologia

Tecnologia é um dos mercados mais aquecidos mundialmente, com uma infinidade de vagas abertas aguardando profissionais com boa capacitação e de variados perfis. Mas a corrida por profissionais perfeitos transformou processos seletivos em uma batalha com cada vez mais etapas, exaurindo quem se candidata antes mesmo de chegar ao cargo pretendido. Nesse artigo a autora faz uma reflexão sobre o árduo caminho até a tão sonhada contratação. Dica do André Kanamura.tica das pessoas que querem te contratar. Dica do André Kanamura.

CAMPUSCODERS INDICAM

Imagem animada com quatro Marios, do jogo Super Mario, de jogos diferentes andando lado a lado, formando um comparativo de gráficos.
Software evolui

Muitos fatores podem ser considerados no momento da escolha de uma linguagem de programação para um determinado projeto, como a familiaridade do time com a linguagem ou a velocidade com que você quer que as coisas sejam processadas. Não existe linguagem perfeita, mas a arquitetura do software pode evoluir e neste artigo o autor compartilha sua experiência no processo de migração de um sistema em que se escolheu manter a tecnologia, fugindo dos gargalos óbvios. Dica do Ederson de Lima.

Escrevendo código Go com Ruby

Não há dúvida sobre a popularidade das linguagens de programação Go e Ruby, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Neste artigo você vê uma maneira de utilizar Go em partes de uma aplicação Ruby. Dica do Henrique Morato.

Evite abstrações prematuras em código

Em programação, abstrações são conceitos amplamente utilizados e que tornam o processo de elaboração do software mais eficiente. Mas problemas podem surgir quando abstrações são utilizadas prematuramente, adicionando complexidade antes que elas sejam realmente importantes para a resolução de problemas. Dica do André Benjamim.

Humanizando trabalho assíncrono

Nos últimos dois anos, o trabalho remoto deixou de ser a exceção e se tornou regra para um grande número de empresas. Em especial na área de tecnologia, muitos negócios converteram completamente seu modo de trabalho para o home office. Nessa súbita mudança, os processos de trabalho foram rapidamente ajustados, mas há uma constante reclamação: a forma como as pessoas socializam também precisa ser adaptada. Dica do Leandro Quintério.

Campus Code