coding weekly #170

Newsletters - 27/Out/2021 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 170 - Outubro de 2021

Hey! Tudo bem?

Já que JavaScript segue sendo umas das linguagens mais utilizadas em desenvolvimento Web, separamos alguns artigos para te ajudar a evoluir na linguagem enquanto trabalha junto com Python, implementa um jogo da série Round 6 ou ainda experimenta código assíncrono.

Você também vê sobre as técnicas de entrega e integração contínuas em desenvolvimento de software, como medir a cobertura de testes em Ruby, os projetos vencedores do Hackathon da Supabase, rotinas para saúde mental de pessoas programadoras e dicas para superar a síndrome de impostor.

Boa leitura!

JAVASCRIPT

25 anos de JavaScript. Mais de um milhão e quatrocentas mil bibliotecas, e contando...
Python + JavaScript

Na área de desenvolvimento Web, JavaScript ainda reina como a principal linguagem utilizada por pessoas programadoras. Mas, em alguns casos em que a performance do JavaScript deixa a desejar, o uso de outras linguagens pode ser vantajoso, como Python, por exemplo. Neste artigo você verá como passar dados de um código JavaScript para um script Python e trabalhar com as duas linguagens. Dica do André Kanamura.

Batatinha Frita 1, 2, 3 em JavaScript

Se você acompanha séries populares, deve ter visto o sucesso de Round 6 (Squid Game) da Netflix. Neste artigo você verá como pode ser feita uma implementação em JavaScript do jogo apresentado no primeiro episódio da série, “Batatinha Frita 1, 2, 3”. Dica do André Kanamura.

Programação Assíncrona com JavaScript

Em desenvolvimento de software um conceito muito importante é o de programação assíncrona. Há ocasiões em que é conveniente que certas operações demoradas possam ser executadas de forma assíncrona, para que algumas possam ser executadas sem terem que aguardar que as demais sejam concluídas. Neste artigo você vê como funcionam Promises e Async await de JavaScript, utilizados para escrever código assíncrono. Dica do João Henrique do Vale.

CAMPUSCODERS INDICAM

Gráfico esquematizando como funciona entrega e integração contínuas em um projeto.
CI e CD em desenvolvimento de software

Em desenvolvimento de software, automação de processos é uma boa forma de melhorar eficiência e reduzir tempo de entregas e Integração Contínua (CI ou Continuous Integration) e Entrega Contínua (CD ou Continuous Delivery) são práticas super relevantes e que você precisa conhecer. Dica do André Kanamura.

Ruby vai te dar cobertura

Talvez você já tenha ouvido falar sobre cobertura de testes de uma aplicação. Em empresas em que o software é o seu principal produto, é imprescindível que falhas sejam reduzidas ao máximo e uma alta cobertura de testes é essencial para isso. Neste artigo você vê as ferramentas embutidas no Ruby que te ajudam a medir a cobertura do seu código. Dica da Claudia Capelini.

Projetos vencedores do Hackathon da Supabase

Participar de projetos open source ou até estudar o código deles são formas muito legais de aumentar seus conhecimentos. Neste artigo você vai encontrar os projetos vencedores do Hackathon da Supabase para dar aquela conferida! Dica do Allan Siqueira.

Rotinas para saúde mental de pessoas programadoras

Desenvolvimento de software é um trabalho que demanda muito mentalmente e, por isso, é importante manter rotinas que nos ajudem a sustentar um equilíbrio saudável em nossas vidas. Neste artigo o autor dá algumas dicas simples, mas efetivas de rotinas que podem ajudar no dia a dia de quem trabalha com código. Dica do André Kanamura.

Como superar a síndrome de impostor

A síndrome de impostor é um fenômeno presente em diversas áreas profissionais e parece ter uma abrangência muito grande em áreas ligadas ao desenvolvimento de software. Por isso é importante compreendermos melhor esse fenômeno e conhecer estratégias para combatê-lo quando começamos a duvidar da nossa própria capacidade. Dica do André Kanamura.

Campus Code