coding weekly #169

Newsletters - 20/Out/2021 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 169 - Outubro de 2021

Hey! Tudo bem?

Se você já fez elementos interativos em interfaces de aplicações Web, certamente conhece React -- ou pelo menos já ouviu falar. Esta biblioteca para JavaScript está em alta e há um motivo para isso: oferece bastante flexibilidade para lidar com componentes e criar lógicas mais complexas. Selecionamos artigos para te ajudar a evoluir e aplicar melhor a ferramenta.

Você também vê um comparativo entre React e Vue.js com prós e contras, como ver commits de uma branch específica no Git, os primeiros passos em Go com TDD, um pouco sobre metaprogramação em Ruby e uma coleção de práticas ruins em HTML pra você passar longe.

Boa leitura!

REACT

Logo do React, que é o símbolo de átomo na cor azul claro, mas com um coração no lugar do núcleo central. O logo é animado como se estivesse pulsando.
Formulários em React com Formik

Formik é uma das principais bibliotecas para auxiliar na construção de formulários em desenvolvimento Web. Neste artigo você vê como utilizá-la em aplicações React. Dica Claudia Capelini.

Evitando padrões ruins em React

Em desenvolvimento, chamamos de design patterns (padrões de projeto) códigos convencionados para resolver problemas recorrentes. Mas há também aqueles padrões que sabidamente prejudicam a qualidade do código, os antipatterns, e aqui você pode ver como reconhecê-los e evitá-los em React. Dica do Paulo Rodrigues.

Projetos de código aberto para iniciantes em React

Programar a partir de projetos de código aberto é uma das formas mais legais de se aprender desenvolvimento. Este artigo traz uma seleção de projetos para você aplicar, testar seus conhecimentos, entender as boas práticas do mercado e ainda aumentar sua rede de contatos. Dica da Claudia Capelini.

CAMPUSCODERS INDICAM

Logos de Vue e de React, cada um sobre uma coluna de estilo grego. Ao redor, sobre várias estrelas que sobem e explodem como fogos de artifício.
Vue x React: qual é melhor?

E já que estamos falando de React, há uma opção de framework para JavaScript também bastante conhecida: o Vue. Rola muita discussão sobre qual é melhor e neste artigo você pode ver os prós e contras de cada um para te ajudar a decidir qual utilizar no seu projeto. Dica do Allan Siqueira.

Só os commits desta branch, por favor

Se você já trabalha com Git, sabe que um projeto grande pode ficar confuso de identificar que código entra onde se houver muitos commits em uma só branch. Agora, imagine tentar encontrar commits específicos quando há duas branches: uma mais antiga, a master, e outra com a nomenclatura recomendada atualmente, a main. O campuscoder Lucas Perez ensina como ver apenas os commits da branch atual através de um Shell Script que automatiza essa escolha.

Aprenda Go com testes

Tá com vontade de aprender uma linguagem nova? Este gitbook te mostra os primeiros passos para descobrir Go com TDD (programação orientada a testes). Dica do Marcus Pereira.

Metaprogramação em Ruby

Ruby é conhecida por ser uma linguagem de programação que te trata como adulto, no sentido que ele permite que você manipule o funcionamento interno da própria linguagem. Isso sempre deve ser feito com muita responsabilidade, afinal modificações como essa podem afetar o funcionamento do software como um todo! Se você quiser entender melhor o que é metaprogramação em Ruby e como a linguagem funciona por dentro, esse artigo pode ser bem interessante! Dica do Henrique Morato.

Uma coleção de práticas ruins em HTML

Uma maneira muito comum de estudar desenvolvimento Web é aprender na prática, colocando a mão na massa e executando projetos. Outra maneira interessante é analisar aplicações existentes, aprendendo tanto as boas quanto as más práticas que aparecem por aí. Neste link você vê uma série de exemplos de práticas ruins encontradas em sites reais e como evitá-las. Dica do João Henrique do Vale.

Campus Code