coding weekly #168

Newsletters - 13/Out/2021 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 168 - Outubro de 2021

Hey! Tudo bem?

Para quem trabalha com desenvolvimento, contar com variados padrões de projetos pode ser uma ótima opção. Eles permitem que se tenha à mão uma série de soluções para problemas recorrentes encontrados na codificação de software. O campuscoder André Kanamura selecionou artigos para te ajudar a entender melhor como aplicar os chamados Design Patterns.

Você também vê cops personalizadas para o RuboCop, como rastrear associações no Rails 7, opções para campos de senha em formulários, o que é uma API REST e como fazer bons commits de Git.

Boa leitura!

DESIGN PATTERNS

Gráfico com um exemplo de estrutura de padrão de projetos, mostrando um fluxo de padrões com 3 etapas a serem implementadas. Cada etapa tem os métodos que devem ser utilizados.
Adapter Design Pattern

O adapter design pattern é uma estrutura utilizada para ajudar na tradução de interfaces para torná-las compatíveis com o sistema. Neste artigo a autora apresenta um passo a passo da implementação de um exemplo desse padrão usando JavaScript.

Implementando Domain Driven Design

Domain Driven Design (DDD) ou design orientado a domínio é o conceito em que a estrutura de um software deve corresponder ao domínio do negócio. Nesta série de artigos, você encontrará tudo que precisa saber para compreender esse conceito que vem sendo bastante utilizado na criação de aplicações Web.

Repository Design Pattern em Laravel

Neste link você encontrará um passo a passo direto ao ponto, mostrando como implementar o repository design pattern em Laravel.

CAMPUSCODERS INDICAM

Vídeo que mostra um cachorro preto, da raça Daschund, com um quepe de policial e 'vestindo' um carro de polícia de papelão. Ele está parado em um canteiro gramado e, ao ver uma van escrito 'dogpost' na via,  sai correndo atrás.
RuboCop: cops personalizadas

RuboCop é uma ferramenta usada para fazer diversas verificações no código, como complexidade, estilo, entre outras coisas. Mas podemos criar verificações customizadas específicas para cada projeto. Neste texto, o autor fala um pouco sobre as motivações e como construir essa estrutura. Dica do Henrique Morato.

Rastreando associações no Rails 7

O Rails tem vários métodos customizados para verificar se um atributo trocou de valor, como *_changed? e *_previously_changed?, mas que não funcionavam para associações belongs_to. O bom é que isso vai mudar no Rails 7 e esses métodos agora passarão a estar disponíveis para elas! Dica do Henrique Morato.

Opções para campos de senha em formulários

É bem comum ter nos formulários com senha um botão “revelar a senha”, sendo uma forma de conferir o que foi digitado. Neste texto são mostradas algumas formas de fazer e quais são as vantagens e desvantagens de cada uma. Dica do João Henrique do Vale.

O que é uma API REST?

O que é uma API? O que é uma API REST? E o RESTful? Essas são algumas das dúvidas mais comuns de uma pessoa desenvolvedora iniciando no tema e que a autora responde mostrando como funciona uma API que usa protocolo HTTP. Dica do João Henrique do Vale.

Como fazer bons commits de Git

Quando trabalhamos com desenvolvimento de software, conforme os commits se acumulam ao longo de um projeto, é comum termos dificuldades de visualizar que código foi salvo em que momento. Por isso, é importante sabermos comunicar corretamente o que está sendo adicionado naquele ponto. Neste artigo, você vê como realizar bons commits de Git. Dica do João Henrique do Vale.

Campus Code