coding weekly #163

Newsletters - 08/Set/2021 - por Campus Code
A sua newsletter da Campus Code • Edição 163 - Setembro de 2021

Hey! Tudo bem?

Alô, rubistas de plantão! Nesta edição, selecionamos alguns materiais para você evoluir na linguagem a partir de discussões sobre responsabilidade ao abusar da sua flexibilidade, como coletar dados e uma parte do processo de construir uma linguagem a partir do Ruby.

Você também vê um pouco sobre bash em 100 segundos, como as demonstrações obrigatórias podem degradar a qualidade, como se preparar para uma entrevista de sucesso, o uso prático de funções matemáticas no CSS e como a Nubank lida com incidentes técnicos.

Boa leitura!

EVOLUINDO EM RUBY

Ilustração animada de 5 gemas de rubi vermelhas sobre fundo preto. As gemas giram em torno do próprio eixo.
Fazendo gambiarra com responsabilidade

Em Ruby, uma das qualidades que mais chama a atenção é a flexibilidade e a forma como ele deixa o código da linguagem aberto para modificações. Isso dá uma enorme liberdade para manipular como quiser, mas, além de muito bom. É ao mesmo tempo perigoso! Neste artigo você verá como o Ruby pode ser usado para fazer algumas gambiarras interessantes e porquê isso deve ser feito de forma consciente e responsável. Dica do André Benjamim.

Coletando dados com Ruby

Com o aumento do interesse em ciência de dados, algumas tecnologias ficaram em voga por sua aplicabilidade, como Python e SQL. Mas também é possível coletar dados em sites específicos (web scrapping) com Ruby e neste artigo você pode ver um exemplo de como fazer. Dica do Allan Siqueira.

Construindo uma linguagem de programação em Ruby - Parte 2

Dando continuidade a um projeto para criar uma linguagem de programação usando Ruby como base, nesta parte o autor continua a implementação do interpretador. Dica do André Kanamura.

CAMPUSCODERS INDICAM

Animação do logo de BASH, com a legenda 'The Bourne-Again Shell'.
Bash em 100 segundos

Bash é basicamente uma linha de comando em Shell utilizada em sistemas Unix, como Linux e MacOS, e que desenha algoritmos para determinada tarefa. Neste vídeo, você vê como criar bash scripts em 100 segundos. Dica do Allan Siqueira.

Como as demonstrações obrigatórias podem degradar a qualidade

Muitas equipes que usam Scrum têm como prática demonstrar novas funcionalidades para as partes interessadas ao final de cada sprint. Mas essa atividade pode estimular uma equipe a criar dívidas técnicas e deve ser usada com mais cuidado, como você pode ver nesse texto. Dica do André Kanamura.

Como se preparar para uma entrevista de sucesso

Aprender as principais técnicas e conceitos da sua área de trabalho nem sempre é suficiente para garantir uma vaga de trabalho. Ser capaz de demonstrar suas qualidades, que vão além do conhecimento técnico, pode ser uma tarefa difícil. Neste artigo tem algumas dicas para quem quer se preparar para a entrevista naquela empresa que realmente quer trabalhar. Dica do André Kanamura.

Uso prático de funções matemáticas no CSS

Atualmente temos quatro funções matemáticas suportadas no CSS. Cada uma delas pode ser útil no dia a dia, mas você precisa saber usá-las para tirar melhor proveito. Nesse texto a autora passa por vários exemplos de como usar essas funções, muitos deles inesperados. Dica da Claudia Capelini.

Como a Nubank lida com incidentes técnicos?

Para garantir que os clientes mantenham sempre a confiança no seu produto, é importante demonstrar que seu time é capaz de lidar de forma eficiente e eficaz com qualquer situação, principalmente em ocorrências que podem causar grandes prejuízos. Neste artigo, a Nubank compartilha sobre as práticas adotadas na empresa para lidar com incidentes técnicos. Dica do André Kanamura.

Campus Code